É importante ressaltar, em primeiro plano, que a negligência estatal é um dos maiores impulsionadores da saúde pública no Brasil. Nesse contexto, segundo o geógrafo Milton Santos em "As Cidadanias Mutiladas" a sociedade só atinge plenitude de sua eficácia, quando os indivíduos desfrutam igualmente dos direitos do corpo social. Todavia, a passividade do Estado atualmente distancia a chegada desses sistemas públicos para a população, devido às localizações que se encontram principalmente em locais mais periféricos, como as regiões das ilhas, o que infelizmente é vidente no país. Dessa forma, enquanto as unidades de saúde não garantirem a atenção necessária as consequências só aumentarão.
Ademais, em primeiro plano, é necessário mencionar que a falta de garantia dos direitos prejudica meios para a melhoria da saúde pública no país. A Convenção Americana de Direitos Humanos, foi um dos tratados mais relevantes para a história da América Latina, cujo texto garante direito a todos. Entretanto, ao que se trata de saúde pública, esses direitos se tornam inabilitado a diversos brasileiros, visto que em inúmeras localização com Ilhas e periferias, a débil ação do poder público dificulta a chegada de direitos, como as unidades de saúde pública que é garantido pela convenção. Dessa forma, faz-se mister a reformulação do Estado para melhorar a garantia desses direitos aos indivíduos brasileiros.
Portanto, para alterar esse quadro é necessário algumas medidas com urgência. Nessa logística, cabe ao Ministério da Saúde, com um novo projeto levar os principais medicamentos e vacinações para as pessoas e lugares mais humildes. Além disso, o estado - em sua função de garantir o bem-estar social - iniciar novas construções de unidades básicas de saúde em lugares de difícil localização. Essa iniciativa terá o propósito de garantir os direitos previstos pela convenção de Direitos humanos, além de atingir a plenitude no Brasil como descreve Milton Santos.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
No geral, o texto apresenta bom domínio da norma-padrão da língua portuguesa (Competência 1), mas há alguns deslizes gramaticais e de concordância, como "a sociedade perfeita só existiria se os direitos fossem distribuídos igualmente para todos", onde deveria ser "fossem distribuídos igualmente a todos". Além disso, o uso da expressão "é vidente" é inadequado no contexto apresentado, talvez o autor quisesse dizer "é evidente".
O estudante compreendeu a proposta de redação e aplicou conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo (Competência 2). No entanto, a repetição da expressão "em primeiro plano" nos dois parágrafos de desenvolvimento causa certa confusão e quebra a progressão do texto.
A seleção, relação, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista (Competência 3) estão presentes e bem estruturados, apesar de alguns trechos poderem ser mais claros, como "a passividade do Estado atualmente distancia a chegada desses sistemas públicos para a população".
A redação demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação (Competência 4), mas deve evitar repetições e melhorar a conexão entre as ideias.
Por fim, a proposta de intervenção (Competência 5) está completa e bem articulada à discussão desenvolvida no texto, respeitando os direitos humanos.
Para melhorar, recomenda-se revisar a gramática, evitar repetições de expressões e trabalhar na conexão entre as ideias para que o texto flua mais naturalmente.