Avatar do usuário
Por ROMILDOJR
Quantidade de postagens
#131421
Conforme a carta magna brasileira, a dignidade da pessoa humana é fundamento da república. No entanto, essa não tem sido uma realidade na sociedade brasileira, uma vez que o cidadão não se sente seguro para andar com seus bens materiais na rua, sem que seja assaltado. Portanto, é necessário discorrer sobre os seguintes aspectos, invisibilidade social e a falta de investimento.

Deve-se pontuar, de início que é importante explicar que no Brasil, um dos fatores que levam os roubos de pertences é a invisibilidade do estado perante a sociedade. Nesse sentido, nota-se um comportamento de esquecimento das autoridades e da sociedade, como também, de uma punições mais rígidas. É conveniente lembrar, conforme o artigo 5º todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à segurança e à propriedade.

Em consequência disso, surge a questão da falta de investimento na segurança que intensifica a gravidade do problema. Sabe-se que a base de uma sociedade capitalista é o capital, como explica o filósofo Karl Marx. Nesse sentido, para serem resolvidos os problemas dentro do contexto capitalista, faz-se necessário investimento na questão do aumento de policiais e treinamento capacitados.

Infere-se, portanto é preciso investir em politicas públicas efetivas, promover ações de prevenção e combate ao crime, além de conscientizar a população sobre sua importância na construção de uma sociedade mais segura. Somente assim podemos melhorar, a segurança no Brasil e garantir um futuro mais promissor para todos.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
820
pontos
Desbloquear

    Comentário:

    O texto demonstra um bom domínio da norma-padrão da língua escrita, com poucos desvios gramaticais, justificando a nota 160 na competência 1. A proposta de redação foi compreendida e bem aplicada, com a utilização de conceitos de diversas áreas de conhecimento para desenvolver o tema, o que justifica a nota 180 na competência 2.

    O autor selecionou, relacionou, organizou e interpretou informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, como na frase "um dos fatores que levam os roubos de pertences é a invisibilidade do estado perante a sociedade", justificando a nota 160 na competência 3.

    Demonstrou conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, como na frase "Sabe-se que a base de uma sociedade capitalista é o capital, como explica o filósofo Karl Marx", justificando a nota 160 na competência 4.

    Por fim, elaborou proposta de intervenção para o problema abordado, como na frase "é preciso investir em politicas públicas efetivas, promover ações de prevenção e combate ao crime, além de conscientizar a população sobre sua importância na construção de uma sociedade mais segura", respeitando os direitos humanos, justificando a nota 160 na competência 5.

    No geral, o texto está bem estruturado e argumentado, mas precisa de pequenas melhorias para atingir a nota máxima.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Em "Torto Arado", Itamar Vieira Júnior a[…]

Redação do Enem

Primeira redação

Em relação ao tema proposto é importante observar […]

Katsmoking nicknekard Beatriz67 PamelaAP […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.