Avatar do usuário
Por 05lili20
Quantidade de postagens
#123191
A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) busca garantir a todos os cidadãos pleno acesso aos direitos básicos, como proteção contra qualquer discriminação, além de preservar a integridade e dignidade da pessoa humana. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileiras, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz - se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Nessa perspectiva, deve - se ressaltar o preconceito e intolerância que agrava essa situação. Segundo Paulo Freire, educador brasileiro, a inclusão acontece quando se aprende com as diferenças, e não com as igualdades. Entretanto, essa alegação não possui cerne na nossa sociedade atual, pois existe um esforço comum de uniformização do indivíduo, que acaba por excluir tudo aquilo que não se encaixa no padrão, nos afastando de uma sociedade baseada nas palavras do educador.
Ademais, é fundamental apontar a falta de debate como impulsionador do problema no Brasil. Herbert José de Souza -- sociólogo e ativista dos direitos humanos brasileiro -- versa que o desenvolvimento humano só será efetivado quando a sociedade afirmar 5 princípios fundamentais: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade. Diante de tal exposto, a afirmação descrita escancara o quão longe estamos dessa efetivação, e a escassez de discussões de doenças mentais colabora ao ocultar toda uma classe de pessoa, que quando não recebe os devidos tratamentos físicos e sociais, pode acarretar em traumas que irão refletir negativamente na sociedade, sendo inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Portanto, há a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é fundamental que os principais meios de comunicação, por intermédio de campanhas para combater a intolerância -- que se estruturou na sociedade -- a fim de normalizar a existência de pessoas com transtornos psicológicos. Paralelamente, é imperativo que o Ministério da Educação implemente projetos para debates sobre o assunto. Assim, se consolidará uma sociedade mais tolerante, permeada pela efetivação dos elementos elencados na DUDH.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

Segundo a filósofa Hannah Arendt, " os indiví[…]

Uso da tecnologia

A tecnologia é certamente uma via dupla. Existem a[…]

Segundo o Artigo 1º da Declaração Universal dos Di[…]

A Constituição Federal de 1988, prevê em seu artig[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.