Avatar do usuário
Por Erickadageo
Quantidade de postagens
#139294
Há mais de 500 anos começou o tráfico de africanos para o Brasil colônia, para serem comercializados como escravos no país recém descoberto. Limitados pelo racismo e outros preconceitos, os povos africanos e seus descendentes tiveram seus direitos como cidadãos banalizados, dificultando sua inclusão social. Atualmente, ainda é visível os males da distinção racial sofrida pelos africanos no Brasil, tendo como uma de suas consequências o esquecimento da importância das heranças que esses povos agregaram ao nosso meio cultural, hoje admirado ao redor do mundo.
Sabendo disso, é fundamental destacar a escola como uma unidade com capacidade efetive de intervenção dessa problemática, haja vista que as questões tratadas nas unidades de ensino despertam a conscientização dos alunos. Entretanto, conhecimentos com o objetivo de celebrar a cultura afro-brasileira são deixados em segundo planos pelas escolas. Tal desinteresse por parte das instituições educacionais acarreta na ignorância e no preconceito por parte dos alunos, apresentando um desafio para a valorização cultural dos povos africanos dentro das escolas brasileiras.
Outro ponto que impede que a resolução desse problema seja alcançada é o histórico racista que o Brasil detém. A Lei Áurea foi proclamada quase quatro séculos após o início da escravidão no país. Mesmo a garantia de direitos na lei não garantiu os direitos básicos para os recém libertos, então a sociedade brasileira ainda mantém pensamentos racistas e xenofóbicos com os povos africanos e suas manifestações culturais, negando sua importância para a própria cultura brasileira.
Por fim, é essencial que as escolas planejem atividades, cursos e eventos com o intuito de destacar tal importância cultural desde cedo nos alunos, para que desenvolvam-se adultos menos preconceituosos e mais conhecedores da história afro-brasileira. O Estado também é um órgão fundamental para esse fim, pois na Constituição Federal de 1988 consta que todos têm a liberdade de expressar sua própria cultura. Com todos os seus direitos garantidos, a herança cultural africana na cultura do Brasil poderá ser valorizada e terá vencido todos os preconceitos que hoje impossibilitam o reconhecimento da sua importância.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
880
pontos
Desbloquear

    Erros como "efetive" e "em segundo planos" precisam de correção para "efetiva" e "em segundo plano". Falta detalhamento na proposta de intervenção. Sugiro incluir exemplos concretos, como oficinas culturais específicas nas escolas.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Com base no livro ''A cor Púrpura'' que é retratad[…]

Redação

Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humano[…]

A Constituição Federal, promulgada em 1988, asseg[…]

A Fome no Brasil

No que concerne à fome no Brasil é um problema não[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.