Com efeito, a figura do negro foi trazida, historicamente, na posição do cativo e do marginalizado, sofrendo o apagamento de suas raízes desde a língua até os costumes. Ainda que, perante a lei, essa posição tenha se tornado a do homem livre e munido de direitos, culturalmente, a marginalização e o apagamento prevalecem. A imagem do afrodescendente no cinema brasileiro, por exemplo, é reduzida com frequência à do indivíduo da periferia com pouco estudo, ou até mesmo à do criminoso, como nos filmes "Cidade de Deus" e "Tropa de Elite".
Ademais, existe uma grande defasagem na abordagem da cultura afro-brasileira no âmbito escolar. Foca-se no período da escravidão e na introdução forçada do catolicismo na senzala, mas não se destaca as religiões de matriz africana ou a história do africado fora da catividade. O currículo básico favorece majoritariamente a figura do branco e seu ponto de vista, deixando à deriva conteúdos valiosos produzidos por negros, como o livro "Quarto de Despejo", de autoria de Carolina Maria de Jesus.
Tendo em vista o exposto, faz-se imprescindível a adoção de uma postura que dê voz e empoderamento aos afrodescendentes, valorizando sua cultura e suas raízes. Para tanto, é necessário o apoio da Agência Nacional de Cinema, junto ao Ministério da Cultura, na produção e promoção de filmes que resgatem a herança africana e afirmem a negritude em sua positividade. Além disso, o currículo básico escolar deve ser revisto e atualizado pelo Ministério da Educação, de modo a enfatizar o papel e a importância de personalidades negras na história, no conhecimento e na cultura afro-brasileiros. Ambas as ações, amparadas pelo Governo Federal, auxiliarão nessa jornada.
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C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
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C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
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C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
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C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
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C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
O texto apresenta excelente domínio da norma culta e aborda o tema de forma clara e estruturada. A proposta de intervenção é coerente, mas poderia detalhar mais a ação do Ministério da Educação. Sugestão: incluir exemplos específicos de conteúdos a serem integrados no currículo escolar para enriquecer a proposta.
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