Avatar do usuário
Por Pedrophrg
Quantidade de postagens
#139688
A Constituição Federal de 1988 assegura a todos o direito à cultura e ao bem-estar social. No entanto, frente aos desafios para a valorização da herança africana no Brasil, percebe-se dificuldades na efetização dessa declaração. Nessa perspectiva, é necessário ações que combatam algumas das principais causas desse problema, como a mentalidade social e a priorização de interesses financeiros.

Dessa forma, primeiramente, o pensamento de elitização é fator agravante da situação. Chimamanda Adichie aponta: "A cultura não faz as pessoas, as pessoas fazem a cultura". Essa afirmação reflete o dever pessoal de cada indivíduo no combate à discriminação cultural. Dessa maneira, sem tal esforço, pode-se ocorrer o silenciamento do assunto, levando ainda à possível desvalorização de etnias por certos grupos.

Em paralelo, a exagerada busca lucrativa do Governo piora a situação. Segundo o pensador Zygmunt Bauman, "os valores da sociedade estão sendo colonizados pela lógica de mercado". De fato, nota-se uma atenção estatal muito mais expressiva em relação a interesses financeiros do que à cultura e legado histórico. Por consequência há a carência de políticas públicas que valorizam a herança africana, o que desencadeia a falta de representatividade.

Portanto, é evidente a necessidade de intervenções que combatam para a melhora da problemática. Para isso, a mídia de massa deve criar programas de conscientização, por meio de entrevistas com especialistas no assunto, a fim de combater a mentalidade social de elitização. Tal ação, pode ainda, ser divulgada em grandes perfis de redes sociais para alcançar mais pessoas. Além disso, o Poder Público deve se posicionar sobre os valores da sociedade. Assim, com a tomada dessas medidas, espera-se aperfeiçoar questões históricas e culturais, como defendeu Adichie.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
880
pontos
Desbloquear

    Na Competência 1, observei erros de concordância verbal e uso indevido de vírgula. Por exemplo, "percebe-se dificuldades" deveria ser "percebem-se dificuldades". Na Competência 4, a coesão poderia ser melhorada com conectivos mais variados; por exemplo, substituir "Dessa forma" por "Portanto". Na Competência 5, apesar dos quatro elementos estarem presentes na proposta de intervenção, faltou detalhamento sobre como o Poder Público deve se posicionar.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Com base no livro ''A cor Púrpura'' que é retratad[…]

Redação

Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humano[…]

A Constituição Federal, promulgada em 1988, asseg[…]

A Fome no Brasil

No que concerne à fome no Brasil é um problema não[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.