No que se diz respeito a marginalização da população negra, pode-se usar a citação de Elza Soares, cantora brasileira: "a carne mais barata do mercado é a carne negra" como exemplo da violência não só física presente na sociedade brasileira. A exaltação da "branquitude" por parte da elite é o principal pilar do racismo estrutural e velado que tem sua origem na colonização e como principal objetivo mascarar os crimes e injustiças acometidos sobre a população negra.
Porém, cabe reconhecer que a cultura afro-brasileira apesar de sua forte base e presença, é por muitas vezes marginalizada, atacada e apagada. Deve-se mencionar também como exemplo o embranquecimento de figuras negras importantes, como o escritor brasileiro Machado de Assis, que por muito tempo foi tido como um homem branco. Ou mesmo a destruição de terreiros, e até a morte de praticantes de religiões de matriz africana.
Portanto, é mister urgente que o Estado, junto do Governo Federal tome as devidas providências a fim de extinguir este quadro, por meio dos Ministérios da Igualdade Racial, Cultura e Educação a partir da criação de programas sociais em escolas para a conscientização e visibilidade da importância da cultura afro-brasileira e políticas públicas a fim de extinguir discursos racistas perpetuados tanto tempo no Brasil. Somente assim o país irá rumo ao progresso.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
O texto apresenta erros como "No que se diz respeito" em vez de "No que diz respeito", e o uso inadequado de vírgulas. Sugere-se reescrever para "No que diz respeito à marginalização da população negra...". A coesão poderia ser melhorada com conectivos, por exemplo, substituindo "Porém," por "Ademais," no início do terceiro parágrafo. Na proposta de intervenção, detalhar mais a ação dos Ministérios tornaria a solução mais robusta e específica.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.