Em primeiro lugar, é fundamental pontuar que esse legado racista deriva-se principalmente da herança preconceituosa, passada de linhagem para linhagem entre os membros de uma família, nos mais simples atos, como piadas, músicas, superstições, contribuindo para a “normalidade” desta situação. Além disso, fatores como a carência educacional em relação aos mecanismos de aprendizado, são juntamente, razões para a origem desta problemática. Diante disso, conforme já expressava o ativista e político Nelson Mandela, “A educação é a mais poderosa arma que se pode usar para mudar o mundo”. Logo, a ideia de que sem a utilização deste elemento não será possível atingir uma comunidade mais respeitosa e humana, é reforçada.
Ademais, é crucial ressaltar que a falta de debates e argumentações sobre essa desvalorização da cultura africana estão diretamente conectadas à negligência governamental frequente na nação brasileira, que gera consequências como o provável desvio de recursos originalmente destinados à palestras e reuniões públicas sobre esse tópico. Nesse sentido, a série “Chernobyl”, explora o cenário do trágico acidente nuclear ocorrido na União Soviética pela falta de transparência e pela má gestão dos setores políticos, evidenciando como essa negligência por parte do Governo pode resultar em catástrofes de enormes proporções. Assim, somente com a reformulação da postura estatal será efetuado um amplo aumento da circulação de informações no Brasil.
Em suma, é imprescindível que ações concretas e eficazes sejam tomadas de forma imediata para a realização de mudanças significativas e duradouras na sociedade, e portanto, consequentemente solucionar esse obstáculo. Dessa maneira, o Governo, por meio do Poder Executivo, que tem a responsabilidade de executar e aprovar as leis do Legislativo, deve iniciar a criação de campanhas de conscientização, através de estratégias de comunicação eficientes, veiculadas à mídia. Nessa perspectiva, será possível a construção de um conjunto social mais informado, consciente, e pacífico para a posterior obtenção de uma população caracterizada pela presença do mínimo: livre arbítrio.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
O texto apresenta alguns erros gramaticais, como "Desse forma" que deveria ser "Dessa forma", e o uso inadequado de vírgulas em "são juntamente, razões". A coesão pode ser melhorada com conectivos mais claros entre parágrafos. Na proposta de intervenção, os quatro elementos estão presentes, mas faltou detalhamento. Por exemplo, especificar quais estratégias de comunicação seriam usadas nas campanhas governamentais para conscientização.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.