Avatar do usuário
Por Erickadageo
Quantidade de postagens
#142700
Clarice Lispector, célebre escritora brasileira, afirmou que "não basta existir, também é preciso pertencer". Porém, de forma antagônica aos ideais de Lispector, a situação do silenciamento das mulheres tem se mantido como um problema persistente na sociedade, limitando o direito de expressão nos meios de comunicação e conversação. As causas que levam à permanência dessa situação degradante são o preconceito contra as mulheres e a invisibilidade quanto à divulgação temática.
Primeiramente, vale caracterizar o preconceito contra as mulheres como barreira para a extinção do silenciamento feminino. Pensamentos machistas levam muitos homens a interromperem ou banalizarem a fala de mulheres dentro de um contexto comunicativo, sendo que há uma crença de que a mulher é um ser incapacitado para manter um debate ou conversa, principalmente em ambientes formais. Nessa temática, Voltaire, filósofo iluminista francês, defendeu que "o preconceito é opinião sem conhecimento". Assim, muitas vezes um achismo machista não é baseado em nenhum fato verídico sobre a mulher oprimida, e a percepção de Voltaire continua a valer após o período iluminista.
Outro fator que impossibilita mitigar essa problemática é a invisibilidade dessa situação em quaisquer meios de comunicação. Neste viés, a filósofa brasileira Djamila Ribeiro afirmou que "é preciso tirar a invisibilidade das situações para encontrar as soluções". Assim, seguindo a reflexão da filósofa contemporânea, o silenciamento feminino ainda perpetua por conta do seu desconhecimento por parte da população, que, atrelado ao desinteresse midiático para divulgação dessa forma de opressão, tende a ser esquecido pelos programas governamentais e ONGs em seus projetos contra o machismo.
Por fim, vale destacar os principais órgãos e segmentos da sociedade participantes no processo de mudança desse cenário. O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, deve criar programas e projetos visando caracterizar a mulher de forma a combater a mentalidade machista. Além disso, a mídia deve incluir mais mulheres em posições de destaque nos principais programas e meios de comunicação, também notificando e noticiando casos de silenciamento feminino. Com essas ações efetivadas, as mulheres poderão alcançar a igualdade comunicativa.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
920
pontos
Desbloquear

    - A redação possui alguns erros gramaticais, como a falta de concordância em "o silenciamento feminino ainda perpetua" (correto seria "perpetua-se"). Outro erro é o uso do termo “acharismo”, que não é reconhecido formalmente na língua portuguesa.
    - Sugestão de melhoria: reescrever para maior clareza e correção gramatical. Por exemplo, “o silenciamento feminino ainda se perpetua devido ao desconhecimento”.
    - Na proposta de intervenção, o detalhamento poderia ser aprimorado ao especificar como os programas educacionais seriam implementados ou quais tipos de campanhas midiáticas seriam mais eficazes.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

A constituição federal de 1988, norma que rege a s[…]

Durante o Período de Escravidão, a população negra[…]

A música "geração coca-coca" cantada por[…]

Durante o Período de Escravidão, a população negra[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.