Avatar do usuário
Por Bruno36445
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#117707
Os versos do seguinte poema de Carlos Drummond de Andrade: “No meio do meu caminho tinha uma pedra/ Tinha uma pedra no meu caminho”, podem sem relacionados metaforicamente com os problemas enfrentados pelos indivíduos que não possuem o registro de seu nascimento e que perambulam pelas cidades ao redor do Brasil. A relação entre o poema e o problema ocorre, pois nos versos o eu-lírico expõe que em seu caminho há uma pedra que o impede de seguir em frente, e que, portanto, compara-se com o empecilho social gerado pela falta de documentação básica da população, e consequentemente uma pausa no desenvolvimento da sociedade brasileira. Logo, torna-se necessário que medidas sejam tomadas a fim de mitigar a invisibilidade de pessoas que não possuem documentos básicos, e assim incluí-las na sociedade.
Nessa perspectiva, é importante destacar que o indivíduo sem a posse de sua certidão de nascimento é impedido de entrar em uma instituição de ensino. Acerca disso, a pessoa que não possuir seus documentos é excluída do acesso a serviços educacionais, tal como a escola, pois sem a documentação necessária não poderá se matricular em nenhuma unidade de educação básica. Desse modo, sem o acesso à educação, o ser humano é impossibilitado de criar vínculos cruciais além de não desenvolver habilidades fundamentais para o sua preparação profissional, e conforme o Nelson Mandela, pai da moderna nação sul-africana e líder do movimento contra o regime Apartheid: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo’’.
Convém mencionar ainda que, pessoas separadas dos documentos essenciais, estão fadadas a limitações de diversos benefícios, pois com a ausência da certidão de nascimento, o indivíduo é considerado inexistente para o Estado. Essa situação de negligência por parte do governo fere diretamente o Artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”, dado que a ausência da documentação causa uma diferenciação entre as pessoas, onde parcela consegue usufruir de seus direitos e outra não. Dessa forma, é evidente que pessoas sem identificação não usufruem de seus benefícios e não são notadas pelo Estado.
Portanto, cabe ao Ministério da Cidadania fomentar a documentação das pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio da criação de programas de assistência social em regiões periféricas, que possibilite a criação do registro de nascimento para as pessoas que não conseguiram emiti-lo anteriormente. Ademais, cabe ao Estado criar campanhas que possibilitem a disseminação de informação clara e objetiva para as pessoas, e com isso alertá-las sobre os riscos de não possuírem o registro de nascimento. Assim, os brasileiros terão seus direitos assegurados, e com isso, uma vida digna, justa e igualitária.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido
Avatar do usuário
Por Bruno36445
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#117708
Gostaria que alguém analisasse a minha redação.
Escrevi essa redação em uma atividade que meu professor me passou, onde tive que corrigir uma redação cheia de erros e reescrevê-la com as mudanças que eu fiz.

Obrigado desde já!
0

O cerrado, o cerrado e o segundo maior bioma do br[…]

Cerca de 244 mil crianças e adolescentes entre 6 e[…]

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico[…]

Naaaaaaada

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.