Primeiramente, vale caracterizar o preconceito contra as mulheres como barreira para a extinção do silenciamento feminino. Nesse contexto, pensamentos machistas levam muitos homens a interromperem ou banalizarem a fala de mulheres dentro de um contexto comunicativo, além da crença de que a mulher é um ser incapacitado para manter um debate ou conversa, principalmente em ambientes formais. Nessa temática, Voltaire, filósofo iluminista francês, defendeu que "o preconceito é opinião sem conhecimento". Assim, muitas vezes um achismo machista não é baseado em nenhum fato verídico sobre a mulher oprimida, confirmando a percepção de Voltaire mesmo passado o período iluminista.
Outro fator que impossibilita mitigar essa problemática é a invisibilidade dessa situação em quaisquer meios de comunicação. Neste viés, a filósofa brasileira Djamila Ribeiro afirmou que "é preciso tirar a invisibilidade das situações para encontrar as soluções". Assim, seguindo a reflexão da filósofa contemporânea, o silenciamento feminino ainda perpetua por conta do seu desconhecimento por parte da população, que, atrelado ao desinteresse midiático para divulgação dessa forma de opressão, tende a ser esquecido pelos programas governamentais e ONGs em seus projetos contra o machismo.
Por fim, considerando todos esses causadores do problema, torna-se necessário debater medidas para solucioná-lo. O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, deve criar programas e projetos a fim de caracterizar a mulher para combater a mentalidade machista. Além disso, a mídia, através dos principais programas de rádio e TV, deve incluir mais mulheres em posições de destaque também noticiando casos de silenciamento feminino, para a inclusão e empoderamento. Com essas ações efetivadas, os princípios defendidos por Clarice poderão corresponder à realidade brasileira.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
O texto demonstra domínio da norma-padrão, estruturando bem as ideias. Contudo, há alguns trechos que podem ser aprimorados, como “confirmando a percepção de Voltaire mesmo passado o período iluminista” – que poderia ser “mesmo após o período iluminista”. A proposta de intervenção contém os quatro elementos, mas precisa de maior detalhamento, como, por exemplo, exemplificar as ações e os meios para combater o machismo.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.