Avatar do usuário
Por naluz
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#124507
"Cachorros assassinos, gás lacrimogêneo, quem mata mais ladrão ganha medalha de prêmio" A letra da canção "Diário de um detento, do grupo Racionais, permite uma reflexão acerca do sistema carcerário brasileiro. Nesse sentido, com tal abordagem, a lírica transcende sua época e pessoa com a realidade de inúmeros cidadãos no país, na medida em que a divergência de oportunidades e inoperância estatal corroboram perspectivas semelhantes à denúncia social apresentada na música
Em primeiro plano, é importante ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o abismo social no Brasil, que levam superlotação de penitenciárias. Sob a perspectiva do filósofo São Tomás de Aquino, em uma sociedade democrática, todos os indivíduos são dignos e têm a mesma importância, entretanto, não é uma realidade no país, visto que o descaso das autoridades com os prisioneiros deixa nítido que eles não os vêem como seres humanos merecedores de respeito.
Ademais, no filme brasileiro "Carandiru" retrata explicitamente como o sistema prisional é falho em diversas questões, desde vítimas de prisões injustas, até a falta de investimento na saúde e violência diária entre os detentos, resultando em diversas mortes no decorrer do enredo até a chacina policial. Paralelo a obra, tais lacunas não estão tão distantes da realidade atualmente, mesmo tendo passado mais de 10 anos do episódio retratado, os impasses ainda persistem.
Portanto, compete ao governo federal além de punir devidamente as autoridades militares que desrespeitam os direitos, investir na educação e bem-estar dos indivíduos dentro das celas para possível reabilitação. Essa ação deve ser feita por meio de medidas socioeducativas como cursos, para que possam garantir um emprego ao cumprir sua pena, com o objetivo de reintegrá-los em sociedade, desse modo, a premissa de Racionais estará afastada da problemática.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

Zygmunt Bauman defende que "não são as crises[…]

A Constituição Federal de 1988 — lei suprema e fun[…]

Em sua obra "As veias Abertas da América Lati[…]

O celular é um aparelho de muitas utilidades , el[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.