Avatar do usuário
Por Joseraxel
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#116440
Atualmente, vive-se um cenário em que o sistema prisional e a ressocialização do preso no Brasil é uma das principais questões discutidas pela imprensa. Tendo em vista a relevância desse assunto, convém aprofundar o debate, observando os seguintes pontos: Tratamento cruel dentro da penitenciária e Reabilitação do preso.

Inicialmente, é válido discutir sobre a forma como os detentos são tratados. Observa-se que por serem indivíduos que praticaram crimes, muitas vezes cruéis, não merecem oportunidades na vida. Embora a penitenciária seja para puní-los, pelo delito que cometeu indo em contrariedade com a lei, essa punição não deve ser desumana com características de crueldade. Pois, dessa maneira, o objetivo da lei de execução penal (LEP) que é ressocializar o preso, não será alcançado visto que segundo a sociologia quanto mais o ser humano é tratado de forma desumana mais desumano ele será.

Por outro lado, com tratamentos adequados na penitenciária como uma simples humanização - ambiente limpo, refeições adequadas, escolarização, oportunidade de aprender uma profissão -, o detento sente-se respeitado e incluso na humanidade. Ademais, a sociedade tem um papel importante nessa reabilitação do preso, pois voltando para a vida em sociedade esses ex -detentos precisam de oportunidades para uma eficaz transformação.

Portanto, o estado deve implementar políticas públicas de educação, profissão e igualdade dentro do sistema carcerário, assim como a sociedade com acolhimento e oportunidades.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

A Constituição Federal de 1988, assegura, em seu a[…]

Uma perspectiva que muitos olham e poucos acolhem […]

Redação ENEM 2024

Na obra literária, “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo[…]

Na obra utopia do escritor inglês Thomas More é re[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.