Em primeira análise, o legado histórico é um dos causadores dessa problemática. Durante o período colonial nacional, uma das bases econômicas era o plantation, onde a mão de obra era escrava e tinha a utilização de navios negreiros que vinham da África até a colônia portuguesa. Hodiernamente, na sociedade atual ainda temos resquícios desse contexto histórico, visto que há esteriótipos relacionados a herança africana, consequentemente gerando uma desvalorização dessa cultura, afetando a identidade cultural desses indivíduos.
Em segunda análise, a invisibilidade corrobora para este empecilho. A Filósofa Djamila Ribeiro vem dizer que para um problema social ser resolvido, primeiramente ele deve ser tirado de invisibilidade. Nessa óptica, a frase da autora coincide com a problemática nacional, haja vista que a herança africana tem que sair da nebulosidade, que pode causar um esquecimento das crenças, costumes e tradições desse povo e suas gerações futuras. Portanto, é inadmissível que o corpo social fique em inércia sobre esse aspecto.
Destarte, é importante a necessidade de medidas para mitigar este imbróglio. Nesse contexto, é dever do Estado na figura do Ministério da Educação em parceria com as escolas e redes de ensino, que realize palestras periódicas com profissionais que mostrem a importância da cultura africana por meio de documentários e tecnologias midiáticas, visando amenização dos esteriótipos construídos ao longo do tempo e a diminuição da invisibilidade dessa barreira social. Dessa forma, o contrato social pode se assemelhar a este pais tupiniquim.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros principais incluem "Jonh Locke" (corrigir para "John Locke"), uso incorreto de "na qual" (trocar por "no qual"), e a palavra "esteriótipos" (corrigir para "estereótipos"). A redação poderia melhorar com conectivos mais claros entre parágrafos, como iniciar o segundo parágrafo com “Além disso”. Na proposta de intervenção, detalhar mais sobre como as tecnologias midiáticas seriam utilizadas enriqueceria o texto.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.