Insta ressaltar, inicialmente, que efetivar o que está escrito na LEP é importantíssimo para a temática em questão. Diante disso, estratégias para efetivar essa lei é de suma importância, porque a premissa do filósofo Confúcio é que se não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros. Assim, é preciso proporcionar condições dignas a todos os condenados e internados para que o indivíduo tenha seu deleite assegurado.
Ademais, cabe mencionar que a contribuição por parte do apenado também é um fator que deve ser feito. Nesse contexto, é válido ressaltar a necessidade do interno ter o dever de ter zelo com o ambiente que estiver inserido, que tem como premissa o art. 5 da Constituição Federal (CF/88) que todos são iguais em direitos e obrigações. Logo, torna-se relevante ressaltar que um ambiente limpo, organizado favorece para o bem-estar dos que estão ali inseridos.
Infere-se, portanto, a necessidade de aplicar o que está escrito na LEP. Nesse aspecto, é imprescindível que o Estado proporcione equipamentos melhores para seus servidores, celas mais confortáveis para os condenados e internados, que aumente o efetivo policial, como também proporcione políticas públicas sobre a temática em questão. Assim, segundo o especialista Luiz Gomes a LEP brasileira é uma das melhores do mundo.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Comentário:
O autor da redação demonstrou um bom domínio da norma-padrão da língua escrita, com poucos desvios gramaticais. No entanto, algumas construções frasais poderiam ser mais claras e diretas, o que poderia melhorar a fluidez do texto.
O autor compreendeu a proposta de redação e aplicou conceitos para desenvolver o tema. Ele discutiu a Lei de Execução Penal e a questão da superlotação e condições carcerárias, relacionando-os de maneira eficaz.
O autor selecionou, relacionou e interpretou informações de maneira eficaz para defender seu ponto de vista. Ele usou fatos e opiniões para construir sua argumentação, embora em alguns pontos a argumentação poderia ser mais aprofundada.
O autor demonstrou conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. No entanto, o uso de expressões como "insta ressaltar" e "ademais" poderiam ser substituídos por expressões mais naturais e menos formais.
Por fim, o autor elaborou uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Ele propôs que o Estado proporcione equipamentos melhores para seus servidores, celas mais confortáveis para os condenados e internados, aumente o efetivo policial e proporcione políticas públicas sobre a temática. Essa proposta é relevante e bem fundamentada.