Avatar do usuário
Por Ariveltonb
Quantidade de postagens
#132375
O sistema prisional brasileiro tem como objetivo a ressocializacão e a punição da criminalidade. Entretanto, nos últimos anos, os aumentos dos condenados que cometem crime no Brasil, vem causando a superlotação no País e trás como pontos negativos: a omissão do Estado, e a maldade humana.
Quero destacar aqui, aqueles que sofrem muito, que são os privados de liberdade, sem condições adequadas por situações desumana e constrangedor, pois a omissão do estado tem tornado isso frequente. No Brasil os presidio que tem capacidade para seis detentos abrigam doze, onde não a estrutura para o aumento de casos como também a falta de um órgão fiscalizador para garantir os prisioneiros e manter uma equipe qualificada, onde muitos sofrem crueldades por agentes penitenciário. Segundo a Folha de São Paulo, são mais de 832 mil presos, para cerca de 1381 sistema carcerário, sem falar a taxa de delitos crescente a cada ano.
Diante dos casos, ressalvo a integridade dos Direitos Humanos e trago uma solução para a sociedade: a construção de 200 mil novos sistemas carcerário e a qualificação da policia penal, trazendo o governo junto com a União, acabando de vez com a omissão do estado para criação de um projeto "tratamento adequado do sistema prisional" onde visa a maldade humana" para leis mais severas através de emenda constitucional.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
720
pontos
Desbloquear

    O texto apresenta alguns erros gramaticais e de concordância, como "os presidio" (os presídios), "onde não a estrutura" (onde não há estrutura), "situações desumana e constrangedor" (situações desumanas e constrangedoras), que comprometem a Competência 1. É importante revisar o texto atentamente para evitar esses deslizes.

    A compreensão do tema e a estrutura textual (Competência 2) estão adequadas, embora a introdução possa ser mais clara. O autor apresenta argumentos e fatos relevantes (Competência 3), mas poderia aprofundar mais a discussão sobre a superlotação e suas consequências.

    Há problemas de coesão e coerência (Competência 4), com frases desconectadas e uso inadequado de conectivos. Por exemplo, "Segundo a Folha de São Paulo, são mais de 832 mil presos, para cerca de 1381 sistema carcerário, sem falar a taxa de delitos crescente a cada ano." A informação sobre a taxa de delitos crescente parece desconectada do restante da frase.

    A proposta de intervenção (Competência 5) apresenta os elementos necessários, mas a articulação entre eles poderia ser mais clara. Por exemplo, o autor menciona a "construção de 200 mil novos sistemas carcerário" e a "qualificação da policia penal", mas não explica como essas medidas irão resolver o problema da superlotação.

    Para melhorar o texto, recomenda-se revisar cuidadosamente a gramática e a concordância, aprimorar a coesão e a coerência entre as frases e aprofundar a discussão sobre a superlotação e suas consequências. Além disso, é importante detalhar mais a proposta de intervenção, explicando como as medidas propostas irão resolver o problema.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Segundo o Art 205 " A Educação é um direito d[…]

A Constituição Federal de 1988, assegura, em seu a[…]

Uma perspectiva que muitos olham e poucos acolhem […]

Redação ENEM 2024

Na obra literária, “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.