Avatar do usuário
Por Biablois2334
Quantidade de postagens
#133945
A antologia “Sentimento do Mundo”, obra do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, apresenta uma crítica as injustiças sociais e reflete complexas questões da realidade brasileira de seu tempo. Apesar do lapso temporal, o contexto de desafios vivenciados pelo poeta não se distancia das atuais estruturas sociais, sobretudo quando se trata de superpopulação no sistema prisional brasileiro, visto que há dificuldades na saúde e infraestrutura precária no sistema penal no Brasil. Logo, ações de combate governamentais contra esses entraves são cruciais a fim de garantir o bem-estar de todos. Sob esse viés, a violabilidade dos indivíduos, dos direitos sociais e fundamentais é a real prova da ausência de poder público na esfera judiciária. Quanto a isso, de acordo com a Constituição Federal de 1988, artigo 6°, é dever estatal garantir saúde à população, ou seja, o direito à saúde é um direito fundamental que deve ser posto em prática. Assim, percebe-se que esse direito não tem sido posto em prática de forma plena pelo Governo Federal, diante do estado calamitoso dos presídios do Brasil atualmente. Visto que a superlotação nos presídios acarreta em um ambiente de insalubridade e má higiene, acarretando na proliferação de doenças como hepatite, tuberculose e entre outras. Desse modo, conclui-se que é elementar uma atuação governamental para mitigar esses entraves.
Outrossim, deve-se pontuar que a indulgência governamental perpetua-se diante do caótico cenário de falta de infraestrutura nos presídios brasileiros. Acerca disso, segundo o líder espiritual Chico Xavier, quem pode e não ajuda o povo é como se cometesse um crime contra toda a sociedade, ou seja, se o Estado não cumpre seu dever, revela-se um processo antagônico. Nesse viés, a inexistência de políticas públicas eficientes que visem erradicar essa negligência, a exemplo da precária infraestrutura e má higiene, o que contribuiu para a revolta dos presidiários e uma rebelião no local; Sendo assim, esses obstáculos podem colaborar para a não efetivação desse direito social.
Diante do exposto, com a finalidade de estabelecer a segurança desses carcerários, o Ministério da Saúde deve efetivar políticas que viabilizam a inserção adequada por meio da ampliação da vigilância sanitária. Sendo assim, isso incentivará q população a olhar com mais empatia para esses prisioneiros. Ademais, a aplicação de campanhas que orientam essas pessoas e seus familiares a irem em busca de seus direitos, a exemplo de palestras, divulgações no meio de comunicação em massa para conscientizar e empatizar a nação.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

O conceito de cidadania, que remonta às antigas Po[…]

Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, "nenhuma […]

Na canção “Coração Civil” de Milton Nascimento, a […]

Djamila Ribeiro afirma que o primeiro passo a ser […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.