Diante desse cenário, a desigualdade social motiva a falta de oportunidade em vivenciar eventos artísticos. Nesse sentido, o Período Colonial – iniciado no século XVI – representou o marco da disparidade social no Brasil, uma vez que apenas a minoria rica era detentora de direitos. Tais comportamentos ainda se perpetuam de forma negativa na população brasileira, o que mantém um ciclo de falta de oportunidades, comprometendo um desenvolvimento pleno dos indivíduos quanto à cultura. Assim, enquanto essa carência de oportunidades para pessoas de baixa renda se mantiver, o Brasil será obrigado a conviver com um dos maiores problemas para os artistas: o reconhecimento.
Além disso, a lacuna educacional também prejudica essa problemática. De acordo com o escritor infantil Monteiro Lobato, “Um país se faz com homens e livros.” Essa afirmativa, mostra-se real ao observarmos como a falta de conhecimento sobre as manifestações culturais promovem consequências como uma visão restrita de mundo e a perda do senso crítico. Logo, é crucial garantir que todos tenham um ensino qualificado e aprimorado sobre o assunto.
Portanto, é de extrema urgência que o Ministério de Cultura - Órgão responsável por promover movimentos culturais no país - realize oficiais, por meio de teatros, shows e galerias de arte, a fim de levar o conhecimento para toda a população vulnerável.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros relevantes: cmp1: concordância em “falta de conhecimento sobre as manifestações culturais promovem consequências” (promovem → promove); e “realize oficiais” (faltam termos). Sugestão: “promover ações” e “realizar ações oficiais”. cmp2/cmp3: desenvolvimento ainda depende de melhor vínculo entre ideias e exemplos (a colonização aparece, mas a relação com o tema poderia ficar mais explícita). cmp4: conectivos presentes, porém a progressão pode ficar mais fluida com encadeamentos como “além disso”, “porém”. cmp5: proposta de intervenção tem agente, ação, meio e finalidade, mas carece de clareza e detalhamento operativo; ajuste: “Agente: Ministério da Cultura; Ação: promover ações culturais acessíveis; Meio: teatros, bibliotecas, plataformas digitais; Finalidade: ampliar o acesso à cultura para população vulnerável.”
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.