Em primeiro análise, é importante destacar que o desinteresse social a um voto consciente é uma problemática. Nesse sentido, o filósofo Platão defendia que não há problemas com as pessoas que não gostam de princípios políticos, mas elas serão governadas por aquelas que os apreciam. No entanto, os indivíduos que não enxergam a importância do seu voto estão deixando de fazer a diferença para uma sociedade mais igualitária. Assim, a união da população é indispensável para garantir o bem-estar coletivo e combater os efeitos dessa adversidade.
Em segundo lugar, cabe analisar que a venda de voto em troca de ações para a comunidade é uma das principais causas de um voto não consciente. Além disso, durante a República velha, período marcado pelo coronelismo foi-se utilizado a compra de votos para por políticos aos cargos, com utilização de abuso de poder econômico, percebe-se que isto permanece até os dias atuais, pois muitos se sentem obrigados a aceitar as ofertas dos políticos por necessidade. Assim, fica evidente a necessidade de solucionar tal problemática.
Portanto, é necessário a urgência de propostas governamentais que alterem este cenário. Desse modo, cabe ao Tribunal Superior Eleitoral-órgão responsável por organizar o processo eleitoral no Brasil-, juntamente com o Ministério da Educação promover campanhas de conscientização do voto. Tal reconstrução terá como finalidade tornar a sociedade mais justa. Assim, com ações conscientes e coletivas, pode-se construir um futuro mais justo e igualitário para as próximas gerações.
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Competência 1: Há vários erros de gramática e ortografia, como em "percebesse" em vez de "percebe-se", "a um voto" ao invés de "para um voto" e o uso errado de maiúsculas, "República velha" ao invés de "República Velha". Deve-se revisar a ortografia e gramática.
Competência 2: O tema foi compreendido, mas algumas partes poderiam ser mais detalhadas, como a conexão entre educação e voto consciente.
Competência 3: A argumentação é clara, mas faltam exemplos específicos para apoio.
Competência 4: Utiliza conectivos adequados, mas a linearidade pode melhorar.
Competência 5: Inclui os agentes e ações da intervenção propostos, mas sem detalhamento. Detalhar como as campanhas seriam promovidas seria benéfico.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.