Avatar do usuário
Por nicomet4l
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#121857
No livro "A cidade do Sol", livro escrito pelo filósofo renascentista Tommaso Campanella, é retratado uma sociedade perfeita e isenta de conflitos. Contudo, na realidade contemporânea, o que se observa é o oposto aos ideais do filósofo, uma vez que o estigma associado às doenças mentais no Brasil promove a instauração de uma problemática nacional, que afeta uma parcela significante da população. Dessa forma, percebe-se que o alienação social e a insuficiência legislativa são responsáveis por agravar essa situação.
Sob esse viés, é notório que a negligência do Poder Público é um grave problema. Nessa perspectiva, Otto Van Bismark, em 1880, afirmou que o Estado deve garantir o bem-estar social da população. No entanto, ao se analisar a situação em que as pessoas vivem, no Brasil, sem o mínimo de direitos sociais efetivados, como o acesso à saúde pública gratuita e de qualidade, bem constitucional, há uma falha grotesca da função do Estado com o ideal de Otto. Por consequência disso, o Brasil é o pais com mais pessoas ansiosas na América Latina, segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde. Desse modo, é inadiável que o bem-estar social seja alcançado, a partir de medidas governamentais.
Além disso, percebe-se que a alienação social é fator determinante para a permanência do problema no Brasil contemporâneo. Sob esse viés, o teórico social Michel Foucault defende que, na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que os alicerces do poder continuem mantidos. Contudo, na atualidade percebe-se uma omissão no que se refere às discussões acerca do estigma associado as doenças mentais, devido a visão errônea sobre o assunto, proeminente dos órgãos midiáticos, que tratam a questão como se fosse um "tabu". Desse modo, sem que haja um diálogo sério e massivo a respeito dessa problemática, sua resolução é quase utópica.
Portanto, é necessário que haja uma intervenção diante desse cenário. Sendo assim, o Governo Federal, órgão de maior poder no país, deve promover ações concretas de educação, por meio de campanhas educativas em escolas e meios de comunicação. Essa ação será realizada com o intuito de promover a erradicação do estigma associado às doenças mentais, para que a sociedade não naturalize a alienação que a permeia. Dessa maneira, o Brasil se tornará a sociedade retratada por Tommaso.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

“Ensaio sobre a cegueira” retrata a invisibilidade[…]

O cerrado, o cerrado e o segundo maior bioma do br[…]

Cerca de 244 mil crianças e adolescentes entre 6 e[…]

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.