ser relegada, passada para o folclore, no motivo de
esteriotipa-la.
No Brasil, a história e a cultura africana quando abordada em sala de aula, é a presentada de forma superficial e rasa, a LDB, tornou obrigatório o ensino sobre história e cultura afro brasileira, foi importante para reverter a situação e mesmo que haja ensino nas escolas, ainda é desigual.
Preconceito e a marginalização de pessoas negras ainda é frequente, manifestações culturais afro-brasileiras como, candoblé, samba, capoeira, são tiradas seus reais significados, a presentadas de formas superficiais, não sendo fiéis a sua
história e religião.
Portanto, a desvalorização da cultura africana é reflexo do passado e de desigualdades históricas passadas de gerações para gerações, é possível reverter essa situação por meio da mídia, cartazes de conscientização, apresentações públicas sobre problema e assim tentar promover um Brasil menos preconceituoso e mais harmonioso para a sociedade.
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C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
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C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
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C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
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C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
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C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Na escrita, observe erros de capitalização ("brasil" → "Brasil"), problemas de concordância verbal ("a história e a cultura africana" sendo tratados no singular) e acentuação/inflexão incorreta (use "estereotipá-la" em vez de "esteriotipa-la"). Além disso, há confusão na conexão das ideias – o uso indiscriminado de vírgulas prejudica a clareza – e a proposta de intervenção carece de indicação clara de agente (não se especifica quem deve agir). Sugere-se reestruturar frases com conectivos adequados e detalhar, por exemplo, “os órgãos governamentais” como agente para ações de conscientização por meio da mídia e de cartazes, visando resgatar a identidade cultural afro-brasileira.
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