Sob esse viés, a inércia estatal amplia os danos ambientais que afetam a população. A Constituição Federal, em seu artigo 1º, inciso III, estabelece a dignidade da pessoa humana como fundamento do Estado. Contudo, doenças provocadas pela poluição industrial mostram a urgência de uma atuação efetiva do poder público para proteger sobretudo os mais vulneráveis.
Ademais, a mídia, ao omitir-se diante do descarte irregular de resíduos, contribui para perpetuar o problema. Como lembra Chimamanda Ngozi Adichie, a mudança do status quo é sempre penosa, o que explica a escassez de campanhas educativas voltadas à redução dos impactos climáticos — especialmente os relacionados ao lixo —, prejudicando o bem-estar coletivo.
Portanto, o Ministério do Meio Ambiente deve implementar políticas públicas, baseadas em pesquisas comunitárias, que revertam a má gestão ambiental. Tais medidas devem ser divulgadas em campanhas educativas, em parceria com emissoras de televisão e escolas, a fim de conscientizar a sociedade. Dessa forma, será possível alcançar o reconhecimento e a valorização mencionados por Sueli Carneiro.
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C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
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C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
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C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
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C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
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C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros: 1) 'negligênciada' deveria ser 'negligenciada'; 2) pontuação/ritmo pouco fluido em alguns trechos; 3) ligeiras repetições de ideias sem conectores fortes. Sugestões: corrigir para '...reflexão ainda é negligenciada...' e usar conectores como 'no entanto', 'além disso' para articular ideias. Intervenção: detalhar ações com metas mensuráveis (ex.: reduzir poluição em X%, prazo Y). Reescrita sugerida: 'O Brasil enfrenta mudanças climáticas que impactam a saúde pública; é necessário atuar ...'
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