Analogamente, a adultização também pode ocorrer em redes sociais, onde certos criadores de conteúdos que geralmente utilizam como o TikTok, Instagram, X e dentre outras plataformas digitais promovendo conteúdos nofensivos e inadequados onde muitas das vezes usam a sexualização, seja em vestes ou em letras de músicas de baixo calão que pela utilização de tecnologia e Internet, crianças e adolescentes acabam reproduzindo tanto o estilo musical quanto nas roupas.Esses jovens tendem a perderem sua infância por acharem que brincar com bonecas ou brinquedos e usar trajes mais coloridos e mais animados ou fofos seria considerado infantil.
Ademais, vale comentar que muitos de criadores de conteúdos se aproveitam, que em alguns casos gozem de famílias mais carentes dando um certo valor para ajudar na situação e a jovem ou a criança que vive na residência é "vendida" e se passar à ser emancipada, faltando às aulas escolares e trabalhando na Internet com o rumo da sexualização. Atualmente, foi bastante repercutido um caso similar, onde se comentou muito em redes sociais, jornais e na televisão, o caso do Hytalo Santos e suas vítimas sendo menores de idades, por exemplo, Camila Maria, mais conhecida como "Camilinha" que foi uma vítima da adultização infantil.
Diante dos fatos supracitados, medidas devem ser adotadas, e tendo em vista um órgão bastante responsável pelos jovens o ECA, estatuto da criança e do adolescente que pode ajudar com o problema solicitado, e a conscientização do governo com a ajuda de campanhas públicas e escolares sobre o viés.
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C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
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C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
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C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
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C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
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C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Erros: gramática/acentuação (ex.: “noenfensivos”/“dentro de devida idade”); pontuação e concordância, frases muito alongadas. Trecho: “Analogamente, a adultização também pode ocorrer…”/“Em redes sociais, onde certos criadores…”; melhorias: dividir em frases mais curtas, revisar concordância e grafia (adultização infantil é tema atual). Coerência: falta uma introdução clara e conclusão objetiva; conectivos insuficientes. Sugestões: introdução direta, desenvolvimento com delimitação de problemas, conclusão com síntese. Intervenção: detalhar agente (governo/OCDE?), ação (campanha educativa), meio (redes escolares/TV), finalidade (proteger crianças). Exemplo prático: “O governo, por meio do ECA, deve promover campanhas educativas nas escolas sobre uso saudável de redes, com metas específicas de alcance e avaliação.”
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