A série japonesa “Choujin Sentai Ohranger”, lançada em 1995, conta a história de um grupo militar “Baranoia”, um império de máquinas que almejam se revoltarem contra seus criadores, a raça humana, dominando o planeta Terra. O acontecimento da série pode ser comparado com os sentimentos atuais de muitos cientistas que sentem que se a sociedade continuar criando novas inteligências artificiais e não tomar responsabilidade sobre isso, as máquinas poderão se voltar contra os próprios humanos, caso não sejam criadas medidas éticas para seu uso humano, isso atinge o mercado de trabalho causando uma redução de empregos em diversos áreas.
Além disso, a negligência legislativa é outro problema que acaba prejudicando o mercado de trabalho, pois o governo (federal) não acompanha os tornamentos (avanços) da IA e não criam leis sobre o mal (ou o mau) uso da (inteligência artificial), (isso) acaba se mal (mal se) torna ou mal uso da inteligência artificial, (podendo) pode prejudicar a sociedade também. Com isso, pode-se observar que se o governo não participar dos debates científicos o número de desemprego será muito maior ao longo dos anos.
Com base nisso, percebe-se que o mercado de trabalho com o advento da inteligência artificial é um problema multifatorial, e para resolver isso é necessário que o governo tenha maior participação nos transformações tecnológicas e na criação de leis legislativas para conscientização da população sobre esse tema. Também é importante destacar que a (consciência) da população tem ética e responsabilidade em saber usar da tecnologia para que assim não prejudique o mercado de trabalho e nunca ameaça para a raça humana.
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C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.
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C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
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C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
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C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
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C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Principais erros: diversos problemas gramaticais e de hiperbolização (ex.: “inteligência artificial ameaça a existência da raça (espécie) biológica”). Frases longas com redundâncias e uso inadequado de parênteses; incoerência argumentativa por incluir série japonesa sem relação clara ao tema; falhas de conectores e progressão de ideias. Sugestões: reformule a tese, mantenha foco no tema, use conectivos adequados (além disso, entretanto, contudo, por fim). Proposta de intervenção pouco detalhada: indique agente, ação, meio e finalidade com exemplos práticos (ex.: governo, criar leis específicas, prazos, financiamento de capacitação, metas de inclusão). Ex.: “O governo, por meio de leis de regulação da IA, deve incentivar programas de requalificação profissional até 2030, com orçamento X e metas Y.”
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