Em primeiro lugar, faz-se necessário lembrar que a falha estatal constitui um grande obstáculo para a formação escolar dos surdos. Tal situação decorre devido à falta de acessibilidade escolar proveniente da ausência da Língua Brasileira de Sinais(Libras), demonstrando a falta de investimento estatal, o que contribui para a evasão escolar. A Constituição Federal, embora garanta à educação, ainda não é a realidade prática ao cotidiano, visto que não garante a formação educacional para todos. Dessa forma, é necessário que se crie políticas públicas para que todos tenham acesso escolar.
Além disso, é importante pontuar que o preconceito também é um entrave que precisa ser analisado. Segundo Voltaire "O preconceito é opinião sem conhecimento". Em decorrência disso, é possível observar como a desinformação contribui para o aumento da discriminação, causando a marginalização de pessoas surdas e, consequentemente, a exclusão social em meio acadêmico. Dessa maneira, sem uma mudança no pensamento coletivo, os surdos continuarão sendo excluídos da sociedade.
Portanto, torna-se evidente a necessidade de combater esses desafios. Para isso, o Governo Federal em parceria as secretarias estaduais - no exercício e seu papel social- , deve criar políticas públicas para acessibilidade e campanhas sociais, por meio de diferentes canais de comunicação como televisão, redes sociais, rádios e revistas, a fim de que todos tenham acesso à educação. Somente assim, o direito à educação, previsto na Constituição de 1988 será efetivado.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Principais erros: (C1) excesso de erros gramaticais e de pontuação (ex.: “Libras(Libras)”, “parcerias as secretarias” → “às secretarias”; falhas de regência e concordância). Sugestão: revisar: “Libras (Língua Brasileira de Sinais)”, “em parceria com as secretarias estaduais” e evitar vícios de crase e craseamento. (C2/C3) falas genéricas e falta de aprofundamento crítico sobre políticas públicas; (C4) conectivos pouco variados e algumas ambiguidades de coesão. Sugestão: usar: “além disso”, “por outro lado”, “consequentemente” para ligar ideias, e manter uma linha argumentativa clara. (C5) intervenção presente com agentes, ações, meios e finalidade, mas poderia detalhar metas e indicadores (ex.: metas de inclusão de alunos surdos, prazos, orçamento). Melhorar: detalhar metas, meios digitais, cronograma e avaliação.
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.