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Por eduardaal2
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A democratização do acesso ao cinema no Brasil garante que a sociedade, independente de sua renda, região ou condição social, sejam dignos a uma sessão. Que possam ser ofertadas oportunidades para frequentarem como plateias e como apresentadores. Atualmente, ter acesso ao cinema no Brasil é de grande importância. É possível notar a escassez do público de classes sociais mais baixas nas salas de cinema, tendo em vista que essa situação é decorrente da falta de inclusão. No Brasil, a maioria dos municípios não possuem cinema, grande parte deles ficam localizados em shoppings e grandes centros urbanos, possuindo valor inacessível para algumas comunidades. O cinema é uma forma de educação e reflexão, além de entretenimento. O acesso à cultura no Brasil é um direito garantido pela Constituição de 1988, mas sua efetivação ainda não é acessível. O cinema é uma das expressões culturais mais importantes e representa um campo onde a desigualdade é particularmente evidente. A falta de infraestrutura e a pouca distribuição de filmes nacionais nas salas comerciais contribuem para esse cenário de exclusão. Através do tema apresentado, conseguimos concluir que ter acesso ao cinema deveria ser uma oportunidade de todos. Iniciativas como o Circurto Cine, a criação de cineclubes e a implementação de políticas públicas de incentivo à produção audiovisual nacional têm se mostrado ferramentas poderosas para aproximar a população dessa arte.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
600
pontos
Pontuar
  1. C1 Norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 Seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

  4. C4 Construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

NOTA AUTOMÁTICA (IA)
600
pontos
Desbloquear

    Erros de norma (concordância e termos inadequados): “sejam dignos a uma sessão” → “tenham direito a uma sessão”; “não possuem cinema” → “não possui cinema”; falhas de coesão e repetições, e estilo abrupto em trechos como “tendo em vista que essa situação é decorrente da falta de inclusão.” Sugestões: revisar para: “A democratização do acesso ao cinema no Brasil garante que a sociedade, independentemente da renda, região ou classe, tenha direito a uma sessão.” Use conectivos: “além disso”, “por outro lado”. Proposta de intervenção: descreva claramente agente, ação, meio e finalidade (ex.: governos municipais financiam sessões gratuitas em espaços culturais garantido por meio de parcerias com cinemas locais).

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  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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