Em primeiro plano, é importante ressaltar a ausência de medidas governamentais para controlar as práticas de destruição no meio ambiente. Sob a perspectiva do filósofo São Tomás de Aquino, em uma sociedade democrática, todos os indivíduos são dignos e têm a mesma importância, além dos direitos e deveres que devem ser garantidos pelo Estado, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Nesse sentido, por causa da baixa operação das autoridades, colocando em risco natureza, como animais por riscos de queimas nas florestas. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
De outra parte, a falta de comprometimento político também pode ser apontada como promotora do problema. De acordo com os dados da Organização das Nações Unidas, o Brasil, apesar de ser um dos países com a maior biodiversidade do planeta, enfrenta sérios desafios na implementação de políticas ambientais eficazes. Partindo desse pressuposto, percebe-se que a descontinuidade de programas de proteção ambiental e a falta de investimentos em tecnologias sustentáveis resultam em um aumento da degradação ambiental e da insustentabilidade dos recursos naturais. Destarte, tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a falta de comprometimento político contribui para a perpetuação desse cenário caótico, dificultando a atuação do Brasil na COP30 e comprometendo seus compromissos climáticos e ambientais.
Urge, portanto, que é essencial a atuação estatal e social para que tais obstáculos sejam superados. Assim, o Tribunal de Contas da União, deve direcionar capital que, por intermédio do governo publico , será revertido em ações sustentáveis, através de de palestras, campanhas publicas, plantio de novas árvores em beiras de rios, com o objetivo de um país mais sustentável. Dessa forma, o preceito constitucional será solidificado no Brasil.
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C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
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C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
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C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
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C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
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C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Principais falhas: Norma padrão com vários desvios gramaticais (concordância, crase, pontuação) descritos no trecho inicial: “desafíos éa responsabilidades… futurosustentável”; e problemas de coesão em transições entre ideias. Sugestões: reescrever o parágrafo inicial com frases claras e referentes à COP30, evitar neologismos; reforçar conectivos para ligar as ideas: “além disso”, “todavia”, “por outro lado”. Proposta de intervenção é visível (agente, ação, meio, finalidade), porém detalhar melhor a aplicação prática: quem fiscaliza, com que recursos, prazos e metas mensuráveis; ex.: “O TCU poderá destinar 2% do orçamento anual para ações de reflorestamento em corredores ecológicos, com metas de plantio de 1 milhão de árvores até 2030.”
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