O preconceito estrutural gera a invisibilização do trabalho federal, visto que naturaliza os perigos do trânsito, e desvaloriza o trabalho da lei seca. Isso é explicado por fiscalizações insuficientes, fazendo com que as blitz, mesmo sendo necessárias socialmente, desencadeiam um trabalho mal-remunerado e inconsequência gerada pela desvalorização dos profissionais federais. Assim, muitos deixam o estatuto por trabalhar demais e não tendo a valorização necessária.
Além disso, a omissão do governo reforça esse cenário ao não priorizar políticas públicas de regulamentação do trabalho realizado por exemplos nas fiscais. Embora existam incentivos pontuais, eles não são suficientes. Tal postura do governo é explicada por Maquiavel, conforme no qual o governante prioriza o poder em detrimento do bem-estar das pessoas. Essa lógica se reflete na falta de ação dos poderes públicos frente à falta de remuneração adequada aos profissionais agentes de trânsito.
Portanto, para combater a invisibilidade do trabalho da lei seca no Brasil, o departamento de conscientização nacional do trânsito deve criar políticas que promovam equilíbrio no trânsito e valorização dos agentes, por meio da aplicação de novas ações de blitz e da ampliação de fiscalizações. Essa ação pode ainda conter campanhas de valorização. Como efeito, espera-se atuar sobre a omissão governamental e o preconceito estrutural que existe.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros/deficiências: Gramática/lexia: “não é relevado” (deveria ser revelado) ; “invisibilização”/“desvalorização” repetidos; expressão “inconsequência gerada” inadequada; coerência verbal em “desencadeiam um trabalho mal-remunerado” e “consequência”; ambiguidade de “Maquiavel, conforme no qual”; uso pouco claro de conectivos. Sugestões: reescrever a ideia central com: “A lei seca é invisibilizada, o que revela pouca valorização.” Reforce a coesão: “primeiro,” “além disso,” “por fim.” Proposta de intervenção: detalhar os quatro elementos: agente (Estado/Contrans), ação (políticas públicas de valorização e fiscalização), meio (campanhas, repasse de verbas, melhoria de remuneração), finalidade (reduzir acidentes e legitimar o trabalho dos agentes). Exemplo de reescrita: “Propõe-se que o Ministério da Infraestrutura, em parceria com o Detran, implemente campanhas de conscientização, aumente a remuneração e crie pisos salariais, com fiscalização ampliada, visando assegurar condições dignas de trabalho e reduzir acidentes no trânsito.”
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.