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Por mariavera
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Vivemos em uma sociedade marcada por avanços, mas também por desafios que comprometem o bem-estar coletivo. O tema em questão evidencia situações que afetam a convivência e o desenvolvimento humano, exigindo reflexão e responsabilidade social. A Constituição de 1988, ao garantir a dignidade da pessoa humana, reforça a importância de promover respeito e igualdade. Entretanto, esses valores nem sempre são colocados em prática, o que demanda conscientização e mudança de atitudes.

Em primeiro lugar, nota-se que muitos dos obstáculos enfrentados pela sociedade brasileira resultam da falta de acesso a informações de qualidade e da ausência de senso crítico. Em um mundo cada vez mais dinâmico, compreender os fatos e agir com discernimento é essencial para evitar preconceitos e desigualdades. Dessa forma, ampliar o debate sobre [tema da redação] é um passo importante para fortalecer a cidadania e promover transformações efetivas.

Além disso, as transformações sociais e tecnológicas exigem que os indivíduos desenvolvam empatia e responsabilidade coletiva. Quando o interesse comum é colocado em segundo plano, o progresso se torna desigual e excludente. Assim, enfrentar os impactos de [tema da redação] requer a união entre poder público, escolas e famílias, para que valores como respeito, ética e solidariedade sejam reforçados desde cedo.

Portanto, é necessário desenvolver atitudes baseadas no respeito e na empatia. A valorização do diálogo e da educação deve ser constante, pois, como dizia Aristóteles, a virtude é o caminho para o bem comum. Assim, a união entre consciência individual e solidariedade coletiva é essencial para um Brasil mais justo e humano.
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    Erros/limitações:1) Comp.1 há uso adequado da norma, porém contém placeholder [tema da redação], o que inviabiliza avaliação completa do tema; 2) Comp.2 tema não é explicitamente desenvolvido com tese clara e exemplos específicos; 3) Comp.3 argumentos genéricos sem dados ou evidências fortes; 4) Comp.4 conectivos bem usados, porém a progressão poderia ser mais coesa com vínculos mais explícitos entre parágrafos; 5) Comp.5 não apresenta intervenção com os 4 elementos (agente, ação, meio, finalidade). Sugestões: substitua o placeholder pelo tema real, firme uma tese, traga dados ou exemplos concretos, melhore a coesão entre ideias com conectivos de retomada/contraste, e apresente uma intervenção detalhada: por exemplo: Agência X implementa Y com objetivo Z, usando meios A/B, até alcançar resultado C.

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  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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