A falta de estrutura nas escolas e a ausência de acompanhamento familiar e de incentivo também aumentam os índices de evasão escolar. Quando os pais não participam da vida escolar dos filhos, o interesse pelos estudos tende a diminuir, o que pode levar ao abandono. Essa realidade mostra que o direito à educação, garantido pela Carta Magna de 1988, ainda não é plenamente efetivado.
A persistência da evasão escolar gera impactos profundos não apenas na vida individual do aluno, mas também no desenvolvimento do país. Jovens que deixam os estudos encontram mais dificuldades para conseguir emprego e acabam ficando em situação de vulnerabilidade social. Além disso, a falta de qualificação reduz as chances de inserção no mercado de trabalho formal e contribui para a reprodução do ciclo da pobreza. Essa realidade demonstra que a evasão escolar não é apenas um problema educacional, mas também um obstáculo ao crescimento econômico e à redução das desigualdades sociais no Brasil.
No Brasil, a evasão escolar reflete a falta de ação das políticas públicas voltadas à garantia de direitos básicos. Isso contraria o que estabelece a Carta Magna de 1988, que, em seu artigo 205, assegura a educação como um direito de todos e um dever do Estado e da família. Quando um desses lados falha, o estudante torna-se mais vulnerável ao abandono dos estudos.
A falta de estrutura nas escolas e a ausência de acompanhamento familiar e de incentivo também aumentam os índices de evasão escolar. Quando os pais não participam da vida escolar dos filhos, o interesse pelos estudos tende a diminuir, o que pode levar ao abandono. Essa realidade mostra que o direito à educação, garantido pela Carta Magna de 1988, ainda não é plenamente efetivado.
A persistência da evasão escolar gera impactos profundos não apenas na vida individual do aluno, mas também no desenvolvimento do país. Jovens que deixam os estudos encontram mais dificuldades para conseguir emprego e acabam ficando em situação de vulnerabilidade social. Além disso, a falta de qualificação reduz as chances de inserção no mercado de trabalho formal e contribui para a reprodução do ciclo da pobreza. Essa realidade demonstra que a evasão escolar não é apenas um problema educacional, mas também um obstáculo ao crescimento econômico e à redução das desigualdades sociais do Brasil.
Portanto, combarte a evasão escolar é uma tarefa que exige compromissos conjunto entre família escola e governo. Garantir uma educação de qualidade, com apoio emocional e estrutural aos alunos, é essencial para construir um futuro com mais oportunidades e menos desigualdade social.
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C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
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C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
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C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
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C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
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C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Principais erros: repetição excessiva de trechos (reduz coerência);
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