Apesar de toda a possibilidade que a internet nos trás, ela infelizmente ainda não é acessível para todos. Famílias de baixa renla dificilmente tem contato com a tecnologia e principalmente com a internet, já que muitas vezes o local onde eles moram não favorece, e só faz dificultar tanto a qualquer contato.
Nos dias de hoje, as pessoas que não vivem conectadas perdem bastante conhecimento e facilitam sua vida tendo mais apoio, mais facilidade e contribuindo para uma vida melhor.
Portanto, podemos nitidamente analisar que as pessoas de baixa renla infelizmente vão ser ultrapassadas facilmente, pois não estão conectadas ao mundo atual. Da forma em que vivemos onde é raro pessoas que não tonha contato com todo esse avanço tecnológico.
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C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
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C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
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C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
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C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.
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C5 Proposta de Intervenção
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Erros relevantes: Gramática/ortografia (ex.: chuva de erros como nos traz, traz -> traz, renla -> renda, tonha -> tenha, favorece -> favorece; concordância verbal/nome: “as pessoas de baixa renla … vão ser ultrapassadas”). Falta organização do tema (introdução, desenvolvimento e conclusão claros); ausência de defesa de ponto de vista consistente; poucos conectivos (evidente apenas “Portanto”). Propostas de intervenção ausentes ou insuficientes. Melhorias: reescrever com lógica dissertativa, por exemplo: “Este texto discute os desafios da inclusão digital no Brasil. Introdução… Desenvolvimento: (1) desigualdade de acesso, (2) impacto no aprendizado; Conclusão…”. Sugestões de conectivos: além disso, entretanto, consequentemente. Proposta de intervenção detalhada: “Agente público (ministério da Educação) → ações (inclusão de acesso à internet em escolas públicas e bairros; capacitação digital) → meio (programas, investimentos) → finalidade (reduzir desigualdades e promover direitos digitais básicos).
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