Sob essa ótica, destaca-se a insuficiência da ação estatal. Para o filósofo Nicolau Maquiavel, governantes agem visando à manutenção do poder e deixam o bem comum em segundo plano. Assim, políticas voltadas a proteção de florestas recebem poucos investimentos, já que não trazem retorno eleitoral. Além disso, a influência de grupos econômicos faz com que o Estado priorize pautas lucrativas, deixando de lado ações voltadas a progamas de preservação e recuperação das florestas desmatadas. Desse modo, o desmatamento se perpetua e agrava desigualdades.
Outro fator relevante é a omissão social diante de da destruição das matas. Segundo Hannah Arendt, em seu conceito de “banalidade do mal”, problemas persistem quando a população se acostuma a eles. Assim, muitos encaram os prejuízos do desmatamento como algo normal, o que reduz o debate público e impede cobranças por mudanças. Essa passividade, somada à negligência governamental, reforça o ciclo de indiferença e legitima a permanência do problema.
Portanto, cabe ao Estado promover campanhas de conscientização, como programas de ensino de recuperação de florestas, por meio de ações educativas feita por especialistas, dessa forma jovens poderiam desde cedo aprender a importância da preservação do meio ambiente, assim mitigando os efeitos do desmatamento no Brasil. Além disso, a mídia deve ampliar a divulgação sobre o tema, mobilizando a sociedade e pressionando por soluções. Dessa forma seralá possível a recuperação das florestas igual no filme lorax.
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C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
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C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
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C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
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C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Erros de norma: várias ocorrências como “à proteção” em vez de “à proteção”; “progamas” (typo), uso inadequado de vírgulas e repetições como “Dessa mesma forma” repetido. Trechos falhos: “Das mesmas forma é retratado”; “desse modo jovens poderiam desde cedo aprender”; “será possível a recuperação das florestas igual no filme lorax”. Melhorias: revisar concordância e crase, corrigir ortografia, manter coesão com conectivos adequados (além disso, ademais, portanto). Proposta de intervenção sugira: Agente Estado, ação campanhas de conscientização, meio escolas e mídia, finalidade: reduzir desmatamento e promover reflorestamento, com metas mensuráveis. Exemplo de reescrita: “O Estado deve promover campanhas de educação ambiental (ação) por meio de escolas e ações midiáticas (meios) com o fim de aumentar a proteção das florestas (finalidade).”
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