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Por kaikviana
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No Brasil, a questão do envelhecimento ainda é tratada com tabu, ainda mais na questão do etarismo, principalmente quando se trata de autonomia. Em primeira análise, torna-se essencial que órgãos públicos implementem a divulgação do Estatuto do Idoso para que haja uma visão acerca disso. Porém, como não há, idosos enfrentam diversas violências, como estigma em relação à idade, violência financeira - violência essa muitas vezes ocorrida dentro da própria casa. De acordo com dados do Datafolha, 45% dos idosos beneficiados por programas públicos afirmaram ter sido vítimas de alguma violência financeira. Ademais, como cita Paulo Freire, "a educação não muda o mundo. A educação muda pessoas, e pessoas mudam o mundo" evidenciando a importância da implementação em sala de aula sobre a temática, dessa forma, gerando a conscientização de alunos em relação ao envelhecimento. Portanto, torna-se de suma importância que órgãos governamentais façam ações em prol do envelhecimento, garantindo a conscientização, a inclusão e o respeito por meio de campanhas midiáticas, propagandas e palestras, a fim da garantia de direitos. É dever do Estado e da sociedade garantir a garantia de direitos e de assegurar a inclusão do idoso na sociedade.
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    Principais erros: Norma padrão com vazios de clareza (ex.: “tabu”/“em primeira análise”) e uso inadequado de pontuação (“violência financeira - violência essa”). Sugestão: revisar para evitar repetições e pontuar com travessões de forma correta, ex.: “...violência financeira, frequentemente ocorrida dentro de casa.” Concordância e repetição: “garantia de direitos e de assegurar a inclusão” pode soar redundante; ajuste: “garantir direitos e inclusão do idoso.” Função da intervenção pouco detalhada: indique claramente agente, ação, meio e finalidade, por exemplo: Ministério da Saúde, criar campanhas educativas, meios digitais e presenciais, com metas de alcance e avaliação. Mantém coerência, conectivos como Ademais, Portanto ajudam a progressão das ideias.

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  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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