Privacy Policy Terms of Service Admin Panel Contact Us Site Map RSS Feed Link 7 Link 8
Avatar do usuário
Por mariaclar225
Quantidade de postagens
#167074
A novela "Fina Estampa", produzida pela Globo, aborda o cotidiano da personagem Griselda, contestando os padrões da sociedade, sendo uma mulher idosa que não se limita aos estereótipos e se valoriza ativamente. Fora das telas, esse símbolo de liberdade é limitado, tendo em vista que o debate sobre as perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira introduz a consolidação de preconceitos. Desse modo, é fundamental analisar dois discursos sobre esse quadro: a legitimação de conceitos danosos e a exclusão em nichos econômicos.
Sobre esse prisma, é essencial diálogo a respeito da legitimação de narrativas desfavoráveis. Nesse sentido, conforme o sociólogo Pierre Bourdieu, que nomeia a "violência simbólica" como afirmativas que intensificam práticas prejudiciais no corpo social. Semelhantemente, esse termo se aplica na realidade nacional, dado que as condições de envelhecimento são marginalizadas e estereotipadas, como a falsa e utilidade do idoso. Em consequência disso, ocorrem danos psicológicos a essa parcela da sociedade, por exemplo o sentimento de insegurança e o deslocamento social. Dessa forma comprova-se que os discursos padronizados atingem de maneira nociva os idosos, e o discurso da condição do envelhecimento no Brasil.
Ademais, é de suma importância o debate a respeito da exclusão em nichos econômicos. Nessa perspectiva, de acordo com o sociólogo Karl Marx, a sociedade capitalista visa o lucro sobre o bem coletivo. De maneira análoga, esse pensamento é nítido na realidade brasileira, uma vez que o mercado econômico ao idoso é limitado e padronizado, não atendendo suas demandas enquanto indivíduos com desejos, metas e sonhos, e assim há o rótulo da potencialidade a doenças e a um estado de fragilidade. Em decorrência disso, acontece a naturalização de estigmas sociais, em detrimento de um mercado tendencioso e lucrativo. Dessa maneira, é necessário que esse cenário nocivo seja revertido para a melhora do país
Portanto, é fulcral que existam medidas para minimizar esse contexto. Sob esse viés, cabe ao Ministério da Cultura - órgão responsável por promover o acesso à cultura de forma coerente e justa- elaborar projetos com apoio das mídias, por meio de relatos dos idosos e análise do impacto do meio familiar, para a produção de filmes e documentários sobre a condição do idoso no Brasil, a fim de sensibilizar e pôr dúvidas quanto aos hábitos praticados pelos telespectadores. Assim, a realidade brasileira terá estigmas minimizados e a perspectiva do envelhecimento será analisada de maneira sensível e respeitosa, assim teremos mais idosos com autoestima, assim como Griselda em "Fina Estampa".
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
680
pontos
Desbloquear

    Principais falhas: (Comp.1) erros de norma-padrão e de coesão verbal/discurso: “dialogo a respeito” (dialogar), “falsa e utilidade do idoso” (expressão confusa), “violência simbólica” seguido de “afirmativas” (adequar a termo) e “potencialidade a doenças” (preposição/expressão inadequada). Sugestão: reescrever com: “é essencial dialogar sobre…”, “a violência simbólica é afirmativa” → “afirmações que…”, “a potencialidade às doenças”. (Comp.2) tema é abordado, mas a estruturação dissertativa é irregular; inclua introdução clara, desenvolvimento com argumentos bem conectados e conclusão com síntese e proposta de intervenção específica. (Comp.3) organização de informações é razoável, mas há recorrência de termos genéricos; torne a linha argumentativa mais objetiva com dados ou referências internas ao enredo e à teoria sociológica. (Comp.4) conectivos existem, porém há sequências pouco fluídas; proponha encadeamentos lógicos mais precisos: “além disso”, “por outro lado”, “logo”. (Comp.5) proposta de intervenção está presente e contém agente, ação, meio e finalidade, com detalhe suficiente para atender, por exemplo: Ministério da Cultura propõe produzir filmes/documentários com participação de idosos, financiamento público/privado, alcance educativo, prazo e avaliação de impacto. Exemplo de reescrita: “Agente: Ministério da Cultura; Ação: desenvolver e financiar projetos audiovisuais com relatos de idosos; Meio: parceria com emissoras e plataformas digitais; Finalidade: sensibilizar a sociedade e reduzir estigmas sobre o envelhecimento.”

    Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Segurança pública

De acordo com o texto, a segurança pública está ca[…]

Aqui está minha avaliação, de forma objetiva e dir[…]

Cinema no Brasil

Avaliação da redação (Tema: Cinema no Brasil) Com[…]

Conforme o artigo 3°, inciso III, da Constituição […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.