Sobre esse prisma, é essencial diálogo a respeito da legitimação de narrativas desfavoráveis. Nesse sentido, conforme o sociólogo Pierre Bourdieu, que nomeia a "violência simbólica" como afirmativas que intensificam práticas prejudiciais no corpo social. Semelhantemente, esse termo se aplica na realidade nacional, dado que as condições de envelhecimento são marginalizadas e estereotipadas, como a falsa e utilidade do idoso. Em consequência disso, ocorrem danos psicológicos a essa parcela da sociedade, por exemplo o sentimento de insegurança e o deslocamento social. Dessa forma comprova-se que os discursos padronizados atingem de maneira nociva os idosos, e o discurso da condição do envelhecimento no Brasil.
Ademais, é de suma importância o debate a respeito da exclusão em nichos econômicos. Nessa perspectiva, de acordo com o sociólogo Karl Marx, a sociedade capitalista visa o lucro sobre o bem coletivo. De maneira análoga, esse pensamento é nítido na realidade brasileira, uma vez que o mercado econômico ao idoso é limitado e padronizado, não atendendo suas demandas enquanto indivíduos com desejos, metas e sonhos, e assim há o rótulo da potencialidade a doenças e a um estado de fragilidade. Em decorrência disso, acontece a naturalização de estigmas sociais, em detrimento de um mercado tendencioso e lucrativo. Dessa maneira, é necessário que esse cenário nocivo seja revertido para a melhora do país
Portanto, é fulcral que existam medidas para minimizar esse contexto. Sob esse viés, cabe ao Ministério da Cultura - órgão responsável por promover o acesso à cultura de forma coerente e justa- elaborar projetos com apoio das mídias, por meio de relatos dos idosos e análise do impacto do meio familiar, para a produção de filmes e documentários sobre a condição do idoso no Brasil, a fim de sensibilizar e pôr dúvidas quanto aos hábitos praticados pelos telespectadores. Assim, a realidade brasileira terá estigmas minimizados e a perspectiva do envelhecimento será analisada de maneira sensível e respeitosa, assim teremos mais idosos com autoestima, assim como Griselda em "Fina Estampa".
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Principais falhas: (Comp.1) erros de norma-padrão e de coesão verbal/discurso: “dialogo a respeito” (dialogar), “falsa e utilidade do idoso” (expressão confusa), “violência simbólica” seguido de “afirmativas” (adequar a termo) e “potencialidade a doenças” (preposição/expressão inadequada). Sugestão: reescrever com: “é essencial dialogar sobre…”, “a violência simbólica é afirmativa” → “afirmações que…”, “a potencialidade às doenças”. (Comp.2) tema é abordado, mas a estruturação dissertativa é irregular; inclua introdução clara, desenvolvimento com argumentos bem conectados e conclusão com síntese e proposta de intervenção específica. (Comp.3) organização de informações é razoável, mas há recorrência de termos genéricos; torne a linha argumentativa mais objetiva com dados ou referências internas ao enredo e à teoria sociológica. (Comp.4) conectivos existem, porém há sequências pouco fluídas; proponha encadeamentos lógicos mais precisos: “além disso”, “por outro lado”, “logo”. (Comp.5) proposta de intervenção está presente e contém agente, ação, meio e finalidade, com detalhe suficiente para atender, por exemplo: Ministério da Cultura propõe produzir filmes/documentários com participação de idosos, financiamento público/privado, alcance educativo, prazo e avaliação de impacto. Exemplo de reescrita: “Agente: Ministério da Cultura; Ação: desenvolver e financiar projetos audiovisuais com relatos de idosos; Meio: parceria com emissoras e plataformas digitais; Finalidade: sensibilizar a sociedade e reduzir estigmas sobre o envelhecimento.”
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.