Primeiramente, é importante ressaltar que as diferenças realidades é agravada pela a falta de políticas públicas, o que perpetua o problema. De acordo com o TEXTO VI se chegas aos sedentas e cinco anos acumulando desigualdade é baixo as chances de sobrevivência de uma vida com qualidade, percebe-se assim há ausência de medidas para o minimamente desse cenário.
Portanro, para combater a perspectiva fo envelhecimento, é imprescindível a atuação conjunta da sociedade e do Estado. O governo federal por meio de políticas públicas e campanhas deve criar leis que reforça o respeito as pessoas mais velhas, garantindo uma mínizaçao de impactos agitação pela a desigualdade trazendo qualidades de vida melhor para aqueles mais velho
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C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
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C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
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C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
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C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.
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C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Principais erros: inadequação linguística (vários desvios de norma; ex.: “perpetiva”, “realidades é agravada”, “Afim de”, “TEXTO VI se chegas…”, “mínizaçao”) compromete a clareza. Correções: revisar para: “perspectiva do envelhecimento configura-se como um desafio... as diferentes realidades de cada pessoa com 65 ou mais... Afim” → “a fim de propor soluções eficazes”; “as realidades são agravadas pela falta de políticas públicas”; reescrever trechos confusos. Na competência 5, detalhar a intervenção: agente (Governo federal e sociedade), ação (elaborar e implementar políticas públicas), meio (campanhas, recursos, leis específicas) e finalidade (reduzir desigualdades e melhorar qualidade de vida).
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