Segundo o sociólogo Émile Durkheim, a sociedade funciona como um organismo onde cada um tem seu papel fundamental para o equilíbrio coletivo. No entanto, quando ocorrem desigualdade ou descaso diante de questões sociais como no assunto abordado, afetando diretamente os idosos, com isso essa harmonia é rompida resultando em exclusão e enfraquecimento da coesão social. Isso mostra que a falta do comprimento coletivo sobre esse assunto impedem o avanço de uma sociedade mais justa e solidária.
Para o educador Paulo Freire, a verdadeira transformação ocorre por meio de uma educação libertadora, capaz de despertar uma consciência crítica do indivíduo. Nesse sentido, para combater o problema de preconceito aos idosos, requer não só ações governamentais, mas também da sociedades promovendo o diálogo, à empatia e à informação para que os cidadãos saibam seu papel na construção de um lugar mais ético e humano.
Portanto, é indispensável que o poder público a e sociedade civil se unam de forma conjunta para efetivar os valores da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Assim, devem ser criadas campanhas educativas, políticas inclusivas e práticas de respeito mútuo para que os princípios como respeito, solidariedade e dignidade se tornem realidade no cotidiano da sociedade brasileira
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros gramaticais/acentuação: democracia tônica, “democratica”/“Direitos Humanos”, pontuação inadequada e vocabulário conflituoso: “declaração Universal dos direitos Humanos ( 1948)” e uso de aspas; sugerir: “Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)” e revisar vírgulas. Coesão: transições frágeis entre parágrafos; use conectivos como Além disso, Contudo, Por isso, Em síntese para manter a progressão. Argumentação: sustentar com dados/exemplos sobre envelhecimento (p. ex., taxa de dependência, políticas públicas). Proposta de intervenção: inclua os 4 elementos de forma clara (agente, ação, meio, finalidade) com exemplos concretos: ex.: Poder Público institua planos de saúde para idosos (ação) via vagas, acessibilidade, capacitação de cuidadores (meio) com finalidade de garantir dignidade e inclusão social (finalidade). Recomendações: reescrever trechos longos, evitar generalizações e corrigir “comprimento coletivo” para “consenso/compromisso coletivo”.
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.