Avatar do usuário
Por millenazxl
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#119374
O artigo 60 do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente - assegura que é proibido qualquer tipo de trabalho a menores de quatorze anos de idade. De maneira análoga, hoje, no Brasil não é praticado e fiscalizado o que está na Lei criada em 1990. Com base nesse viés, é imprescindível avaliar a raiz de tal problema e o seu fruto.
Nesse contexto, é possível perceber que uma das principais causas do trabalho infantil, atualmente, é a péssima distribuição de renda. Isso ocorre, porque, como já estudado pela antropóloga, Lília Schwartz, determinados problemas tendem a ser suavizados e não recebem a visibilidade necessária. Sob esse viés, a sociedade e, consequentemente, os políticos que enxergam tal problema ignoram como se fosse algo normal a ser presenciado. Dessa forma, quanto mais a situação for deixada de lado, mais crianças irão deixar de viver suas infâncias (o que, muitas vezes, irá impactar no futuro) para irem as ruas ajudar a sustentar suas famílias.
Como consequência, as crianças que sobrevivem a essa rotina comumente irão se deslocar, com seus parentes, para comunidades em condições barbárie e viver uma vida de miséria. Segundo o IBGE, a quantidade de crianças e jovens que trabalham em 2023 chega a ser 1,8 milhão, tornando a situação cada vez mais preocupante. Tal questão acontece, devido o pauperismo criado e normalizado na estrutura familiar da criança, onde muitas vezes é renunciado à educação e a saúde do indivíduo menor de idade.
Portanto, é mister que o Governo tome providências para amenizar o quadro atual. Para a diminuição da taxa do trabalho infantil, urge que o Ministério do Trabalho e Emprego juntamente com o Indica - Instatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente - crie o "Projeto Criança na Escola e Fora das Ruas" e divulgue através de mídias socialmente ativas, com o intuito de proporcionar uma vida educacional ideal aos pequenos trabalhadores. Espera-se com isso que a comunidade infantil receba uma melhor educação para um futuro confortável longe das ruas.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido
Avatar do usuário
Por OlrenBeat
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#119403
Olá! Vou analisar a sua redação de acordo com os critérios do Enem.

No geral, você apresentou uma estrutura dissertativo-argumentativa adequada, com introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, é importante destacar alguns pontos que podem ser melhorados para tornar o seu texto mais consistente e coeso.

Na introdução, você trouxe o tema de forma clara ao mencionar o artigo 60 do ECA e a proibição do trabalho infantil. No entanto, seria interessante contextualizar um pouco mais sobre a relevância desse tema na sociedade atual ou apresentar algum dado estatístico para enfatizar a problemática.

No desenvolvimento do primeiro parágrafo argumentativo, você abordou corretamente a má distribuição de renda como uma das principais causas do trabalho infantil. Porém, faltou citar fontes confiáveis que embasem essa afirmação e fornecer exemplos concretos para ilustrar essa realidade no Brasil.

No segundo parágrafo argumentativo, você mencionou as consequências negativas do trabalho infantil nas vidas das crianças envolvidas. Novamente, seria interessante trazer dados estatísticos ou relatos reais para fortalecer seus argumentos e torná-los mais convincentes.

Na proposta de intervenção apresentada na conclusão da redação, é positivo que tenha sugerido um projeto específico ("Projeto Criança na Escola e Fora das Ruas") em parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego e o Indica - Instituto dos Direitos da Criança e do Adolescente. No entanto, seria importante detalhar melhor como esse projeto seria implementado, quais seriam as ações concretas e o papel de cada instituição envolvida. Além disso, é fundamental mencionar qual seria o impacto esperado dessa intervenção na redução do trabalho infantil.

No que diz respeito à linguagem, você apresentou um bom domínio da norma culta e utilizou conectivos adequados para articular as ideias no texto. No entanto, fique atento ao uso correto das vírgulas para evitar ambiguidades ou falta de clareza em algumas frases.

Em suma, sua redação possui uma estrutura básica bem definida e aborda os pontos principais relacionados ao tema proposto. Para melhorá-la ainda mais, sugiro que você busque embasar seus argumentos com dados estatísticos confiáveis e exemplos reais. Além disso, desenvolva com mais detalhes a proposta de intervenção apresentada na conclusão.

Continue praticando a escrita e revisando seus textos para aprimorar suas habilidades! Se tiver alguma dúvida adicional ou precisar de mais orientações sobre algum aspecto específico da redação, estou aqui para ajudar.

Sua redação possui 19 desvios!
0
Cuidado com a tecnologia

Conforme estudos demográficos realizados pela Acad[…]

A constituição Federal Brasileira, promulgada em 1[…]

Tendo em vista a situação do Brasil, o tema bullyi[…]

Padrões de beleza no Brasil

Diante da conclusão do filósofo francês Jeans-Jacq[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.