Por joceliasa
Quantidade de postagens
A questão da perturbação do sossego é um tema que me toca de perto, especialmente quando penso no meu bairro, onde as pessoas mal se falam. É notável como o barulho excessivo pode transformar um lugar que deveria ser um refúgio em um campo de batalha. Quando alguém coloca música alta ou começa uma reforma no meio da noite, parece que o mundo está acabando.
Penso em como a empatia é fundamental nesse contexto. Colocar-se no lugar do outro, entender que o vizinho pode estar cansado após um longo dia de trabalho, é essencial para evitar conflitos. Lembro-me, inclusive, que no meu prédio, teve uma vez que um vizinho começou a fazer uma festa às 3 da manhã, e eu estava exausto para uma prova no dia seguinte. Foi um inferno! Se ele tivesse pensado no próximo, teria evitado um grande estresse.
Outro ponto importante é a conscientização sobre os impactos do barulho. Não é só um incômodo passageiro; é algo que afeta a saúde mental e física. Pessoas que vivem em ambientes barulhentos têm mais chances de desenvolver ansiedade e estresse crônico. Isso é um preço alto a pagar pela falta de consideração.
A comunicação aberta e o respeito mútuo são a chave para uma convivência pacífica. Se todos se respeitassem e conversassem antes de fazer algo que possa incomodar, o mundo seria um lugar muito mais tranquilo. No meu caso, quando preciso de silêncio, eu mesmo tento avisar os vizinhos com antecedência, e eles fazem o mesmo comigo. Funciona!
Estabelecer regras de convivência também é uma boa ideia. Horários específicos para atividades ruidosas, por exemplo, podem fazer uma grande diferença. E, no fim das contas, é tudo uma questão de empatia e humanidade. Se todos fizessem um esforço para entender as necessidades do outro, nossas cidades seriam lugares muito mais agradáveis para viver.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
720
pontos
Desbloquear

Erros observados: (Comp.1) alguns erros de regência/expressão e uso informal em discurso, por exemplo: “teve uma vez que um vizinho” (construtor inadequado; recomendável “houve uma ocasião em que…”); “É essencial para evitar conflitos” (construção mais precisa) e pequenas repetições. (Comp.2) tema é pertinente, mas a introdução/continuidade podem ser mais claras com tese explícita e divisão em parágrafos. (Comp.3) recortes de experiência pessoal ajudam, porém convém ampliar dados e evidências externas. (Comp.4) use conectivos com maior variedade e coerência entre ideias (“além disso”, “porém”, “consequentemente”). (Comp.5) a intervenção carece de agente e finalidade explícitos; sugestão: condomínio/prefeitura como agente, ações: fiscalização de horários, campanhas de convivência; finalidade: reduzir ruídos e proteger direitos humanos. Sugestões: Reescrever: “Propõe-se que o condomínio implemente horários de silêncio (21h-7h) com fiscalização pela administração interna, com objetivo de assegurar tranquilidade e saúde dos moradores.”

Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

1. C1 norma-padrão

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

2. C2 Compreensão da proposta

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

3. C3 seleção de argumentos

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

4. C4 construção de argumentos

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

5. C5 Proposta de Intervenção

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Eu trabalhei muito dessa redação, então eu acho qu[…]

O filósofo alemão Immanuel Kant defendia que uma s[…]

Diante da transformação social vividas pelo Brasil[…]

O sociólogo Boaventura de Sousa Santos denuncia a […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.