Penso em como a empatia é fundamental nesse contexto. Colocar-se no lugar do outro, entender que o vizinho pode estar cansado após um longo dia de trabalho, é essencial para evitar conflitos. Lembro-me, inclusive, que no meu prédio, teve uma vez que um vizinho começou a fazer uma festa às 3 da manhã, e eu estava exausto para uma prova no dia seguinte. Foi um inferno! Se ele tivesse pensado no próximo, teria evitado um grande estresse.
Outro ponto importante é a conscientização sobre os impactos do barulho. Não é só um incômodo passageiro; é algo que afeta a saúde mental e física. Pessoas que vivem em ambientes barulhentos têm mais chances de desenvolver ansiedade e estresse crônico. Isso é um preço alto a pagar pela falta de consideração.
A comunicação aberta e o respeito mútuo são a chave para uma convivência pacífica. Se todos se respeitassem e conversassem antes de fazer algo que possa incomodar, o mundo seria um lugar muito mais tranquilo. No meu caso, quando preciso de silêncio, eu mesmo tento avisar os vizinhos com antecedência, e eles fazem o mesmo comigo. Funciona!
Estabelecer regras de convivência também é uma boa ideia. Horários específicos para atividades ruidosas, por exemplo, podem fazer uma grande diferença. E, no fim das contas, é tudo uma questão de empatia e humanidade. Se todos fizessem um esforço para entender as necessidades do outro, nossas cidades seriam lugares muito mais agradáveis para viver.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Erros observados: (Comp.1) alguns erros de regência/expressão e uso informal em discurso, por exemplo: “teve uma vez que um vizinho” (construtor inadequado; recomendável “houve uma ocasião em que…”); “É essencial para evitar conflitos” (construção mais precisa) e pequenas repetições. (Comp.2) tema é pertinente, mas a introdução/continuidade podem ser mais claras com tese explícita e divisão em parágrafos. (Comp.3) recortes de experiência pessoal ajudam, porém convém ampliar dados e evidências externas. (Comp.4) use conectivos com maior variedade e coerência entre ideias (“além disso”, “porém”, “consequentemente”). (Comp.5) a intervenção carece de agente e finalidade explícitos; sugestão: condomínio/prefeitura como agente, ações: fiscalização de horários, campanhas de convivência; finalidade: reduzir ruídos e proteger direitos humanos. Sugestões: Reescrever: “Propõe-se que o condomínio implemente horários de silêncio (21h-7h) com fiscalização pela administração interna, com objetivo de assegurar tranquilidade e saúde dos moradores.”
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.