Por outro lado, a sociedade vem usado a inteligência artificial como um meio de comunicação para tarefas simples do dia a dia, como por exemplo a busca por ajuda psicológica, o uso para criar imagens de si mesmo em ambientações e perguntas muitas vezes que podem ser tiradas com um profissional de uma área. Por outro lado, o uso de ia pode ser visto como um meio de ajuda principalmente em caixas eletrônicos, caixas de autoatendimento, assistente virtual e robôs da área de automação industrial.
Além disso, o impacto negativo do uso da ia se da por meio de redes sociais, onde é criado vídeos muitas vezes de curta duração onde tratam de temas sérios ou para divulgar um produto que o ser humano pode facilmente divulgar sem uso dessa ferramenta. O uso desenfreado também, prejudica no desenvolvimento social como o isolamento, a falta de empatia e relações superficiais como preferir conversar por aplicativos de mensagens do que pessoalmente.
O ministério da educação junto com o ministério da ciência e tecnologia devem criar cursos ou outros meios para que o uso da ia não seja desenfreado, mas que seja usado de forma racional e clara. Criando campanhas de racionalização sobre o uso da ia, formas corretas de uso e oferecer cursos para profissionalização em algumas áreas para a capacitação de jovens e adultos. Assim, será possível que a inteligência artificial seja aliada à sociedade sem interferir em vínculos humanos.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros recorrentes: Norma-Padrão com: “sociedade vem usado” (vêm usando), falta de acentuação/minúsculas em siglas (IA), repetições de “por outro lado” e descontrole de conectivos; incoerências: ausência de tese clara e transições pobres; falhas pontuais de concordância/oração longa sem clareza. Sugestões: “A sociedade tem utilizado a IA...”, usar conectivos variáveis: entretanto, além disso. Proposta de intervenção: detalhar agentes, ações, meios e finalidades (ex.: Ministério da Educação promover cursos, campanhas de conscientização, plataformas digitais, com foco na qualificação).
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.