Inicialmente, pode-se observar que a tecnologia sempre nos auxiliou no desvendar de casos e nutriu o judiciário em suas definições das sentenças. Desse jeito, as câmeras nos fardamentos policiais aparece como uma prova importante e valorada, principalmente em ações que tenham letalidade, pois podemos acompanhar com áudio e vídeo o seu trabalho e ocorrências. Dessa forma, o policial carrega junto de si o sentimento de segurança e transparência cumprindo a lei e caso seja ajuizado terá esse meio para defender-se.
Outrossim, essa tecnologia traz uma problemática a qual fala-se em reuniões sobre a pauta. A exposição das imagens não só dos policiais mas também das pessoas por eles conduzidas. Dessa maneira, segundo os que concordam com essa tese a tecnologia utilizada estaria ferindo o direito a intimidade garantido em nossa constituição federal. Desarte, deveria se julgado inconstitucional e descontinuado imediatamente fazendo com que seja respeitado o direito.
É evidente que, portanto, vale ressaltar que esse planejamento de segurança pública, que trouxe a inovação na utilização de câmeras na farda, veio como a solução para entendermos e tratarmos questões variadas como problemas psíquicos dos integrantes da corporação e podemos achar outras mazelas que assolam. Logo, por meio do debate essa ideia surgiu e deve ter outros, porém observa-se que esse projeto deve ser continuado e aprimorado visando o bem comum e ajudando nossos policiais.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
A redação demonstra um bom domínio da norma-padrão da língua escrita, com poucos desvios gramaticais e de convenções de escrita. Apresenta uma compreensão completa da proposta de redação, desenvolvendo o tema de forma consistente e adequada. O autor do texto apresenta argumentos bem fundamentados e organizados, demonstrando um bom domínio dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. No entanto, a proposta de intervenção para o problema abordado poderia ter sido mais detalhada, apesar de respeitar os direitos humanos. O texto poderia ter proposto medidas mais concretas para aprimorar o uso de câmeras corporais no fardamento policial e para proteger a intimidade dos indivíduos filmados.