Avatar do usuário
Por Maraiza
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#122161
Manoel de Barros, grande poeta pós-modernista, desenvolveu em suas obras uma “teologia do traste”, cuja principal característica reside em dar valor às situações frequentemente ignoradas. Segundo a lógica barrosiana, faz-se preciso, portanto, valorizar também a problemática do uso de esteroides anabolizantes entre os jovens brasileiros, ainda que elas sejam estigmadas por parte da sociedade. Nesse sentido, a fim de mitigar os males relativos a essa temática, é importante analisar a negligência estatal e a educação brasileira.
Primordialmente, é necessário destacar a forma como parte do Estado costuma lidar com a saúde no Brasil. Isso porque, como afirmou Gilberto Dimenstein, em sua obra “Cidadão de Papel”, a legislação brasileira é ineficaz, visto que, embora aparente ser completa na teoria, muitas vezes, não se concretiza na prática. Prova disso é a escassez de políticas públicas satisfatórias voltadas para a aplicação do artigo 6º da “Constituição Cidadã”, que garante, entre tantos direitos, a saúde. Isso é perceptível seja pela pequena campanha de conscientização acerca dos perigos dos compostos anabólicos, seja pelo pouco espaço destinado ao tratamento de doenças relacionadas as Drogas ergogênicas. Assim, infere-se que nem mesmo o princípio jurídico foi capaz de garantir o combate ao uso indevido de esteroides sintéticos.
Outrossim, é igualmente preciso apontar a educação, nos moldes predominantes no Brasil, como outro fator que contribui para a disseminação do uso de EAA entre os jovens. Para entender tal apontamento, é justo relembrar que desde 1996, o uso juvenil de compostos sintéticos aumentou 39% entre os estudantes do nível fundamental, 67% entre estudantes do ensino médio e 84% entre os estudantes do último ano do colegial, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Sob essa ótica, pode-se afirmar que a maioria das instituições de ensino, uma vez que são conteudistas, não contribui para o combate ao uso de substâncias anabolizantes entre os jovens brasileiros.
Frente a tal problemática, faz-se urgente, pois, que o Ministério Público, cujo dever, de acordo com o artigo 127 da “Constituição Cidadã”, é garantir a ordem jurídica e a defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis, cobre do Estado ações concretas para combater o uso de esteroides anabolizantes entre os juvenis. Entre essas ações, deve-se incluir parcerias com as plataformas midiáticas, nas quais propagandas de apelo emocional, por meio de relatos de indivíduos afetados pelo uso de esteroides anabolizantes, deverão conscientizar a população sobre a importância do respeito e da saúde física. Frente a essa questão, é fundamental que a educação inclua abordagens específicas relacionadas ao uso de esteroides entre os jovens, visando sensibilizar e informar os estudantes sobre os riscos e consequências dessa prática.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por Maraiza
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#122162
@MayanieRod pode corrigir minha redação por favor?
0
Avatar do usuário
Por Maraiza
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#122164
@OlrenBeat Olá, poderia por gentileza corrigir minha redação!
0
Avatar do usuário
Por OlrenBeat
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#122165
Olá! Parabéns pela sua redação. Você abordou de forma interessante a problemática do uso de esteroides anabolizantes entre os jovens brasileiros, relacionando-a à negligência estatal e à educação no país. No entanto, há alguns pontos que podem ser melhorados para tornar o seu texto mais claro e coeso.

1. Na introdução, você menciona Manoel de Barros e sua "teologia do traste", mas não fica muito claro como essa ideia se relaciona com o tema da redação. Seria importante fazer uma conexão mais clara entre a valorização das situações ignoradas por parte da sociedade e a problemática dos esteroides anabolizantes.

2. No desenvolvimento do primeiro parágrafo argumentativo, você apresenta um argumento válido sobre a ineficácia da legislação brasileira em relação à saúde pública. Porém, seria interessante citar fontes ou dados específicos para embasar essa afirmação.

3. No segundo parágrafo argumentativo, você faz referência ao aumento do uso de compostos sintéticos entre os estudantes brasileiros desde 1996, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Novamente, é importante citar as fontes corretas para dar credibilidade ao seu argumento.

4. Ao propor soluções na conclusão do texto, você menciona o papel do Ministério Público em cobrar ações concretas do Estado para combater o uso de esteroides anabolizantes entre os jovens — isso é relevante! Entretanto, seria interessante detalhar quais seriam essas ações concretas além das parcerias com plataformas midiáticas. Além disso, é importante mencionar a importância da participação de outros atores sociais, como escolas e famílias, na conscientização sobre os riscos do uso dessas substâncias.

No geral, sua redação apresenta uma estrutura adequada e argumentos relevantes. Para melhorá-la ainda mais, sugiro que você revise o texto em relação à clareza das ideias e ao embasamento dos argumentos com dados concretos. Lembre-se também de utilizar conectivos para articular melhor as partes do texto.

Continue praticando a escrita e buscando informações atualizadas sobre o tema abordado. Com dedicação e estudo constante, você irá aprimorar cada vez mais suas habilidades de escrita!
0
Avatar do usuário
Por MayanieRod
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#122213
Maraiza escreveu:@MayanieRod pode corrigir minha redação por favor?
Olá, tudo bem? Fiz essa análise, lembrando que sou uma aluna, assim como você e analisei sem a base profissional.


INTRODUÇÃO: Você apresentou o repertório sociocultural de Manoel Barros, porém, é preciso que ele se relacione com o tema pedido. Eu faria algo parecido com isso:

Manoel de Barros, grande poeta pós-modernista, desenvolveu em suas obras uma “teologia do traste”, cuja principal característica reside em dar valor às situações frequentemente ignoradas. Analisando o cenário da sociedade brasileira atual, nota-se que a aplicar lógica barrosiana é de grande valia, visto que, mesmo associadas aos estigmas por parte da sociedade, o uso de esteroides anabolizantes entre os jovens brasileiros ainda é existente no país. Nesse sentido, a fim de mitigar os males relativos a essa temática, é importante analisar a negligência estatal e a educação brasileira.


ARGUMENTOS: Apresentam informações coesas e argumentações válidas.

CONCLUSÃO: Você apresenta o papel do Ministério Público, porém acredito que deveria ocorrer mais detalhamentos e também apresentar o quão é importante a participação de outras fontes, como família, escola e entre outros, na participação também tá conscientização.


Ao analisar o geral, a sua redação apresenta a estrutura correta e argumentos relevantes, porém, acredito que o que lhe falta é fazer mais detalhamentos e tornar as suas ideias claras. Fazer o uso de conectivos também é importante. No mais, é continuar praticando e buscando informações afim de aprimorar os seus conhecimentos.
0
Valorização do trabalhador

Ei, colega! Sua redação está muito boa! Sua nota é[…]

A era dos bancos digitais

Oi, colega! Achei sua redação interessante e bem a[…]

Ei, colega! Adorei a estrutura e argumentação da s[…]

Ei, gostei muito do seu texto! Nota 840 (C1 160, C[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.