Diante disso o uso excessivo de telas comprometem o desenvolvimento integral das crianças. A vista disso para Ziygmaumt Bauman " as redes sociais são muito úteis e oferecem serviços muito poderosos mas são uma armadilha" ou seja mesmo que as redes tenham seus pontos positivos ela também apresenta seus efeitos negativos, pois a exposição prolongada dispositivos eletrônicos pode gerar dificuldades na concentração, desregular o sono e causa sedentarismo, além de enfraquecer a capacidade de comunicação ao meio social. Assim percebe-se que o problema não está na tecnologia em si mas no seu uso desregulado e inconsciente dela.
Desta forma é válido destacar que as crianças se moldam aos conhecimentos que se faz presente em seu convívio. O que vai de encontro ao documentário "O dilema das redes" da Netflix, que mostra como as plataformas digitais manipulam o comportamento humano inclusive de crianças por meio de algoritmos. Deste modo a exposição a conteúdos inadequados faz influente. Vale ressaltar que a família a escola e o Estado tem seus papéis fundamentais para conter esses efeitos negativos.
Portanto a reflexão proposta em "Que país é este?" continua pertinente ao se questionar o tipo de sociedade que o Brasil está formando diante da irresponsabilidade do seu uso da tecnologia. A fim de solucionar, cabe a família orientar a escola educar e o estado criar leis que limitam publicidades direcionadas a crianças e incentive campanhas sobre o uso responsável de telas. Somente por meio de uma ação conjunta e consciente será possível formar uma geração que saiba utilizar a tecnologia como ferramenta de crescimento e não como um obstáculo para a sua própria infância.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Principais erros: gramática/acentuação (ex.: “dispositivo geram”, “a ação conjunto”, “A vista disso”), coerência lexical (uso de “Ziygmaumt” e “influente”), conectores/estrutura ausentes em alguns trechos. Melhoria: revisar concordância verbal (“dispositivos geram”), usar “à vista disso” e corrigir nomes próprios (Zygmunt Bauman). Reforçar a progressão com conectivos (além disso, portanto). Intervenção: detalhe agentes (família, escola, Estado), ações específicas (limitar publicidade, programas educativos) e meios (campanhas, fiscalização) com finalidade clara.
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.