Diante dessa situação, a inoperância governamental agrava a desvalorização do legado africano enraizado na sociedade brasileira. Segundo Milton Santos em “As Cidadanias Mutiladas”, a cidadania atinge sua plenitude quando os direitos são plenamente desfrutados. No entanto, a passividade do Estado afasta a população brasileira dos direitos garantidos, resultando em falta de conhecimento cultural por parte dos brasileiros e ausência de identificação do afro-descendente. Assim, enquanto o governo negligenciar suas responsabilidades, o problema persistirá e os direitos dos cidadãos continuarão a ser sistematicamente mutilados.
Ressalta-se, ademais, que o silenciamento midiático potencializa esse cenário. Nesse viés, de acordo com Steve Jobs, fundador da Apple, “A tecnologia move o mundo”, isto é, uma visão positivista sobre inovações tecnológicas e meios de comunicação. Diante de tal exposto, percebe-se que esta ideia não se aplica à mídia brasileira, já que sua visibilidade está voltada à meios com retornos financeiros, como propagandas e incentivos ao consumismo, ignorando problemas sociais como a cultura africana presente à gerações no Brasil. Dessa forma, é imprescindível combater o silenciamento das mídias digitais, visto que é uma das causas fundamentais do problema.
Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado – em sua função de promotor do bem-estar social – promover campanhas de incentivo ao conhecimento cultural africano, além de criar novos espaços físicos e digitais para a divulgação da história completa da África, mediante parcerias com empresas de comunicação e influenciadores digitais. Tais ações terão como finalidade expor a importância do conhecimento cultural africano. Assim, à luz da perspectiva de Saramago, será possível mitigar a cegueira moral que permeia essa questão.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
"À gerações" deve ser "há gerações". Ajustar conectivos para maior fluidez, por exemplo, substituir "Diante de tal exposto" por "Dessa forma". A proposta de intervenção é completa e bem articulada.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.