Como demonstra Roger Bastide nos rituais africanos as escolas de samba souberam trazer uma abordagem que desisgmatize a cultura africana valorizando seus saberes e sua integração com a cultura brasileira.
Dessa forma, percebe-se como a religião afro-brasileira através do carnaval tem uma papel central na formação cultural de um povo e revela os valores que existem por trás dessa religião e sua importância para a formação da identidade cultural brasileira como observa o sociólogo brasileiro Darcy Ribeiro o Brasil foi forjado no encontro das três raças.
A partir dessas iniciativas das escolas de samba e de uma educação antirracista é que haverá uma verdadeira valorização da herança africana no Brasil que como foi mencionado no primeiro parágrafo tem grande contribuição em vários aspectos da cultura brasileira. Desse modo, é necessária que haja o cumprimento da lei que estabelece nas escolas o ensino da temática afro-brasileira, pois desde a infância haverá o conhecimento dos aspectos culturais africanos.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Na Competência 1, há erros como "tem" (deveria ser "têm"), "desisgmatize" (corrigir para "desestigmatize") e falta de concordância em "é necessária que haja" (corrigir para "é necessário que haja"). Na Competência 3, a argumentação é válida, mas faltam exemplos mais concretos e variados. Na Competência 4, a coesão é prejudicada pela ausência de conectivos adequados entre as ideias. Sugere-se reestruturar frases longas e incluir conectivos claros para melhorar o fluxo do texto. A proposta de intervenção abrange os quatro elementos necessários, mas carece de detalhamento sobre como implementar o ensino da temática afro-brasileira nas escolas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.