Nesse cenário, em primeiro plano, é preciso atentar para a irresponsabilidade da mídia, presente na questão. A “isonomia” é a garantia de oportunidades iguais, mesmo em condições diferentes. No entanto, a realidade é pouco isonômica nas dificuldades de cuidar do legado africano no Território Federal, considerando que os programas televisores não contextualizam que os costumes e tradições desses povos, fazem parte do cotidiano moderno, no qual gera a desinformação, e consequentemente, o silenciamento do dilema. Assim, é necessário trazer oportunidades para os ouvintes.
Além disso, a negligência governamental ainda é um grande impasse para a resolução da problemática. Segundo o pensador Thomás Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Porém, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto os obstáculos de priorizar a cultura do continente africano no país, uma vez que a Administração não investe em campanhas publicitárias sobre esse aspecto, e isso leva ao apagamento do assunto, que por vez , a desvalorização da cultura desses indivíduos no país. Nesse contexto, para que tal bem-estar seja usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.
Portanto, urge que o problema seja dissolvido. Para isso, a mídia de massa deve criar um programa, por meio de entrevistas com professores que debatam sobre os desafios para a valorização da herança africana no Brasil, a fim de reverter a má influência midiática que impera. Tal ação pode, ainda, ser divulgada por influenciadores digitais para atingir mais pessoas. Ademais, o governo deve, por meio do Ministério da Cultura, promover ações de conscientização, a finalidade então, de intervir sobre a omissão estatal. Dessa forma, será possível superar a cegueira social de que Saramago falou.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Na competência gramatical, foi identificado o uso incorreto da vírgula em "os costumes e tradições desses povos, fazem parte", que deveria ser sem a vírgula. Também há um erro de concordância em "quanto os obstáculos", que deveria ser "quanto aos obstáculos". Na coesão e coerência, a expressão "no qual gera" está confusa; sugere-se reescrever para algo como "o que gera". A proposta de intervenção é completa e bem detalhada.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.