Em primeira análise, é fundamental pontuar que os desafios relacionados a valorização da cultura africana no Brasil, derivam da baixa atuação governamental. O filósofo Thomas Hobbes diz que “o Estado é responsável por garantir o bem-estar da sociedade “. O que se observa na realidade brasileira rompe com a ideia de Hobbes, uma vez que o Estado não demonstra grande interesse quando se trata da inclusão de tal tematica, limitando-as a uma micro-esfera na sociedade, gerando também uma negligênciacão voltado a inclusão de cidadãos com tais herança presentes no cotidiano.
Ademais, é imperativo ressaltar a baixa inclusão de temas sobre a herança africana no cenário escolar como fator promotor do problema. No âmbito escolar brasileiro, ocorre um raso aprofundamento sobre tais heranças de matriz africana, mesmo com a lei sancionada que torna obrigatório o ensino sobre a cultura africana nas escolas. Gerando uma curta bagagem relacionado a tais temas que são necessários não apenas para a formação escolar, mas também para a formação social.
Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática. Cabe ao Supremo Tribunal Federal, a criação de medidas atuantes que visam garantir a inclusão de elementos relacionados a essas heranças, aumentando a esfera social e evitando o negligenciamento de indivíduos com tais traços culturais em seu cotidiano. Cabe ao Estado, responsável por garantir o bem-estar da sociedade, por meio do Ministério da Educação o reforço e monitoramento de tais elementos nas escolas, aprofundando e melhorando a visão dos alunos sobre tal temática, garantindo uma maior bagagem escolar que também será utilizada no âmbito social. Dessa forma, pode-se fazer possível a concretização dos planos de More.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
A redação apresenta erros gramaticais, como "representado" em vez de "representada", e "negligênciacão" que deve ser corrigido para "negligenciação". Sugiro reescrever o trecho inicial para melhorar a coesão, por exemplo, adicionando conectivos como “Assim,” antes de “o cenário antagônico é fruto...”. A proposta de intervenção está completa e detalhada. No entanto, a transição entre ideias poderia ser melhorada com conectivos claros para garantir fluidez entre os parágrafos.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.