Em primeiro lugar, é crucial reconhecer a falta de Políticas Públicas eficazes, que abordem e olhem para os negros afro-brasileiros e sua rica cultura, já que por muitos anos o governo vem negligenciando, com isso mostra o descaso do Poder Público e da sociedade quando o assunto se é os negros. Acerca disso, segundo o sociólogo Bauman, afirma que "Em tempos de modernidade líquida, nada é feito para durar", isso mostra como a ausência de estratégias duradouras, que não se percam com o tempo, é o que se tornem reais na prática.
Além disso, é de extrema urgência que a grande mídia dê voz ao legado afro-brasileiro e debata sobre a real importância dessa herança tão brasileira que pouco se comenta e tão pouco se valoriza. Sob esse viés, segundo Eduardo Galeano, a primeira condição para modificar a realidade é conhecê-la; com isso surge a importância que a mídia se manifeste de maneira ativa, não só em momentos comemorativos, mas também em todas as oportunidades de deixar com que a herança negra nunca se apague.
Portanto, cabe ao Estado investir grande parcela do PIB na cultura e educação dos povos afros, tal ação através do Ministério da Cultura e dos veículos de comunicação. Somente com essas ações coordenadas, certamente o resultado será expressivo e a sociedade moralmente cega, descrita por Saramago, voltará a enxergar e assim caminhará para uma nação a história do seu povo.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Erros como "quando o assunto se é os negros" podem ser corrigidos para "quando o assunto são os negros". A proposta de intervenção carece de detalhamento. Use conectores mais variados para melhorar a coesão.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.