As produções internacionais ganham destaque dentro do país por se tratarem de uma cinematografia histórica com investimentos caros, o que prejudica diretamente os projetos nacionais, pois os projetos nacionais são criticados e desaprovados com a justificativa técnica de que os filmes são de pouca ou nenhuma qualidade. Assim, acaba-se comparando excessivamente dois polos extremos, pois, diferentemente de grandes produções hollywoodianas, que são fortes referências mundiais no cinema, temos grandes projetos não valorizados.
As consequências sociais dessa devastadora gama de indivíduos que desconhecem a importância do cinema nacional é a mesma que critica e demoniza a cultura e história do país, abdicando de compreender o que somos e como pensamos. Por outro lado, há uma parcela de pessoas que desconhecem por falta de informação e baixa escolaridade, ressaltando o abandono de indivíduos que, em sua maioria, foram negligenciados e privados do entendimento.
Entretanto, os aspectos políticos influenciam diretamente na decadência do interesse por produções audiovisuais, pois, em muitos casos, podem determinar uma ideia preconceituosa envolta de filmes que retratam assuntos polêmicos que afetam diretamente a opinião e até mesmo podendo ferir os preconceitos do indivíduo, o que delimita o poder sobre o julgamento alheio. O fenômeno do “olhar doméstico” se propaga no momento em que os preconceitos ultrapassam o entendimento sobre a obra, o que pode ser um fator em potencial para a elitização do cinema, impedindo ainda mais o desenvolvimento crítico do cidadão, que deveria consumir cada vez mais produções nacionais.
Logo, com a identificação das barreiras criadas, pode-se haver um novo plano de incentivo para a população, como a exibição gratuita de filmes nacionais nos cinemas e eventos que contribuam com o conhecimento envolto do audiovisual e investimentos nas produções para que se destaquem mundialmente. Com isso, é importante desconstruir a hierarquia social que impõe a ideia de que há uma diferença entre entretenimento popular e elitista por meio de políticas públicas e novos ideais, para que se dissolva o conceito egocêntrico de poder absoluto ao qual se opõe o ideal dominante dessa pequena parcela.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros de norma: diversos problemas de concordância e termos ambíguos (ex.: “ganhador”/“ganhador do Oscar”; “se tratarem”). Recomenda-se revisar para: “O filme vencedor do Oscar, Ainda Estou Aqui (2024), dirigido por Walter Salles,...”, evitar repetições e melhorar a regência. Coesão: use conectivos com maior fluidez entre ideias (Portanto, porém, ademais). Conteúdo: esclarecer a defesa central com dados/nomes reais ou mais próximos à temática. Intervenção: detalhar agente, ação, meio e finalidade com exemplos práticos (ex.: governo promove oficinas, leis de incentivo, exibição em escolas, etc.).
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.