Em primeiro plano, é importante ressaltar a ausência de medidas governamentais eficazes para combater a causa. Segundo o filósofo São Tomás de Aquino, "a justiça é a virtude que consiste em dar a cada um o que é seu". No entanto, no Brasil, a partituação das autoridades e a falta de compromisso com a causa contribuem para a perpetuação das desigualdades.
A necessidade de respeito é um valor fundamental para a convivência pacífica e para a construção de relacionamentos saudáveis. Como afirma o filósofo Immanuel Kant, "o respeito é a representação de um valor que fere a minha autoestima". A falta de reconhecimento desse preceito contribui para a luta contra os desafios para a valorização das comunidades e povos tradicionais no Brasil.
Todos merecem respeito por igual, e cabe ao Estado tomar medidas para que as situações atuais mudem. O poder público pode promover atividades que valorizem a cultura e a identidade desses grupos, como a inclusão de histórias e conteúdos sobre suas culturas nas escolas, festividade culturais, palestras e debates sobre o assunto, entre outras ações. Com ações conscientes e coletivas, podemos construir um futuro mais justo e inclusivo, onde todos sejam valorizados e respeitados.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros de norma: uso inadequado de ‘partituação’ e traços de expressão confusos; frases muitas vezes vaga/ repetitivas. Sugestões: revisar termos (substituir por ‘partidarização’, ‘políticas’), evitar citações sem contextualizar; manter clareza sintática. Coerência: há ligações entre parágrafos, mas a transição entre ideias é pouco fluida em alguns trechos. Melhorar conectivos entre introdução, desenvolvimento e conclusão (ex.: Além disso, Ademais, Em síntese). Intervenção: descreva claramente agente, ação, meio e finalidade com exemplos específicos (p. ex., Ministério da Educação promove currículo com conteúdos sobre povos tradicionais, em escolas públicas, até 2025).
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.