Diante desse cenário, percebe-se que o futebol feminino não tem sido valorizado quanto o masculino, pois ainda até hoje, pode-se encontrar comentários e opiniões machistas sobre. Logo, isso é perceptível na desigualdade salarial. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ticket Sports foi constatado que a presença feminina no esporte, em 2022, foi de 45% - quantia que, apesar de vir crescendo nos últimos anos, ainda é inferior à masculina.
Sob esse viés, o futebol feminino não vem sendo valorizado em questão da visibilidade, pois infelizmente o mundo de hoje, tem se tornado cada vez mais complexo. Segundo o filósofo Jean-Jacques Rousseau: “O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe”, diante desse pensamento é possível visualizar que a sociedade vem se corrompendo a cada dia por pensamentos machistas em relação ao futebol feminino, elemento que tinha que ser valorizado tanto no Brasil como no mundo.
Infere-se portanto, que esse problema deve ser resolvido através de mais visibilidade e reconhecimento nas mídias. Assim, através dessas ações, a valorização do futebol feminino, enfrentará um aumento significativo e a partir disso os direitos fundamentais serão efetivados na contemporaneidade.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta bom domínio da norma-padrão da língua portuguesa, com apenas alguns deslizes, como o uso incorreto da preposição "sobre" em "comentários e opiniões machistas sobre" (Competência 1).
Em relação à proposta de redação, o candidato compreende bem o tema e desenvolve argumentos pertinentes, mas poderia ter explorado mais as áreas de conhecimento relacionadas ao tema, como a sociologia e a história do esporte (Competência 2).
O autor seleciona e relaciona informações relevantes, como a pesquisa do Ticket Sports, mas poderia ter interpretado melhor esses dados e relacionado com o argumento central do texto (Competência 3).
O texto apresenta boa coesão e coerência, com uso adequado de conectivos e sentido lógico entre as partes do texto (Competência 4).
A proposta de intervenção é relevante, mas poderia ter sido mais detalhada, especificando quais ações poderiam ser tomadas para aumentar a visibilidade e o reconhecimento do futebol feminino nas mídias (Competência 5).
Para melhorar, sugiro que o candidato aprofunde a interpretação dos dados e informações apresentados, relacionando-os de maneira mais direta com o argumento central. Além disso, na proposta de intervenção, é importante detalhar mais as ações propostas, indicando quem poderia realizá-las e de que maneira.